Fenasps

sexta-feira, 20/12/2024

Aposentados(as), vamos à luta em 2025!

A FENASPS, em sua trajetória de mais de quarenta anos de existência desta combativa entidade, esteve e está em luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras aposentados(as) e pensionistas, colocando-se à frente das mobilizações e enfrentando os ataques do projeto ultraliberal que visa a retirada de conquistas históricas da classe trabalhadora, a exemplo da paridade, isonomia, dentre outras.

Os aposentados e pensionistas do Seguro e da Seguridade Social, Trabalho e ANVISA, enfrentam inúmeras dificuldades financeiras, pois amargaram mais de sete anos sem nenhum tipo de reajuste e em 2024 também não tiveram, fazendo com os trabalhadores aposentados e pensionistas tenham tido perdas assustadoras de seu poder aquisitivo.

A defasagem salarial trouxe como consequência a impossibilidade de subsistência: a grande maioria desses trabalhadores mal consegue adquirir o básico para seu dia a dia ou sobrevivência, imagine para compra de medicamentos dentre outros.

Perdas sobre perdas

Apesar de governo afirmar que existe paridade entre os ativos, aposentados e pensionistas, a dura realidade enfrentada neste setor é de uma perda de mais de 50% (cinquenta por cento), lembrando que no governo Temer e nos quatro anos de Bolsonaro a categoria obteve reajuste zero.

Em 2023, o governo concedeu nove por cento de correção nos salários e nas pensões. Vale destacar que em 2024 os aposentados também não foram contemplados pela correção nos benefícios, já que muitos não têm acesso a planos de saúde, não têm filhos para auxílio-creche e nem recebem vale-alimentação, outra discrepância que deve ser questionada.

Em relação aos acordos que visam os reajustes salariais para janeiro de 2025 o governo, de forma inflexível, impôs reajuste nas aposentadorias e pensões em 9% (nove por cento) em janeiro de 2025 e 5% (cinco por cento) em abril de 2026 para a carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (PST). Já para a carreira do Seguro Social (INSS), serão 9% (nove por cento) em janeiro de 2025 e 9% (nove por cento) em abril de 2026, aplicados somente na GDASS.

Abismo

É importante ressaltar que esses índices não repõem as perdas sofridas no último período, mas agravam e acentuam significativamente o abismo salarial, visto que o custo de vida e a inflação subiram muito além da estimativa desses índices. Os planos de saúde obrigaram os aposentados e pensionistas a fazer uma escolha drástica entre ter acesso à assistência à saúde ou garantir o alimento e moradia.

Além destas questões acima, temos ainda a luta pela Geap, e o que mais indigna esse segmento é que a autogestão existe por conta da luta e das contribuições durante uma vida inteira dos aposentados e, que no ano de 2024, estes sofreram um reajuste maior para os(as) que possuem cinquenta e nove anos ou mais.

Por mais que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja uma referência no cuidado à saúde e que reivindicamos o SUS como maior conquista dos trabalhadores, este ainda não dispõe de recursos necessários para atender toda à demanda dos usuários e ainda existem vários Estados e municípios que não priorizam a saúde pública.

Conquistas só vêm com luta

Portanto, a Fenasps orienta todos os sindicatos Estaduais a intensificar a mobilização e realização de atos no dia 24 de janeiro de 2025, Dia Nacional do(a) Aposentado(a), para pressionar o governo e parlamentares no sentido de atender às demandas dos aposentados, principalmente aquelas que afetam diretamente as condições de vida desses trabalhadores, dentre elas a isenção da contribuição previdenciária e paridade no valor do per capita entre os poderes da União.

VAMOS À LUTA!

Últimas notícias

sexta-feira, 21/03/2025 Neste 21 de março, conclamamos por uma consciência internacional contra o racismo! O 21 de março é mundialmente marcado como o dia de luta pela eliminação da discriminação racial. A data remonta ao Massacre de Shaperville, ...
sexta-feira, 21/03/2025 Via ofícios conjuntos com Fonasefe, Fonacate e centrais, FENASPS solicita imediata sanção da LOA 2025 e pagamento dos reajustes na folha de março Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional – nessa quinta-feira, 20 de março – a FENASPS, em parceria com os ...
sexta-feira, 21/03/2025 Confira o que foi debatido na audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dessa quinta, 20 Após abordagem de representantes da FENASPS ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nas atividades realizadas pelos servidores federais no aeroporto de Brasília durante a ...