Fenasps

quinta-feira, 19/12/2024

Atuação da FENASPS e das entidades do Fonasefe garante reajuste na LDO, mas aprovação da LOA e mobilização são essenciais

A FENASPS, em conjunto com as entidades que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizaram importantes ações junto aos parlamentares, que contribuíram para aprovação da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso Nacional nessa quarta-feira, 18 de dezembro de 2024.


Essa emenda assegura o reajuste dos servidores públicos a partir de 1º de janeiro de 2025. No entanto, esse reajuste só será efetivado após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Caso a LOA seja aprovada somente em 2025, os reajustes poderão ser pagos de forma retroativa, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2025.

Também é necessário que o governo encaminhe Medida Provisória ao Congresso Nacional. Por isso, a mobilização da categoria e a pressão sobre os parlamentares são fundamentais para garantir a aprovação da LOA e o cumprimento dos acordos.

É importante destacar que o governo, ao invés de priorizar o orçamento para assegurar os reajustes das 45 categorias que firmaram acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), escolheu dar prioridade ao arrocho fiscal.

Essa política inclui a retirada de direitos e cortes no Benefício de Prestação Continuada (BPC), beneficiando os interesses de banqueiros e do capital financeiro. O objetivo do Governo foi garantir, já no orçamento de 2025, recursos para o pagamento dos juros da chamada “dívida pública” (saiba mais aqui).

Diante desse cenário, a luta e a mobilização tornam-se indispensáveis. A FENASPS orienta os sindicatos estaduais e toda a categoria a intensificarem as ações de pressão sobre os parlamentares, exigindo a aprovação da LOA para assegurar os reajustes previstos e os direitos conquistados.

SÓ HAVERÁ CONQUISTAS COM LUTA!

Últimas notícias

quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...
quarta-feira, 14/05/2025 Via ofício, FENASPS solicita suspensão do ciclo de avaliação da GDASS ao presidente do INSS A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS nesta quarta-feira, 14 de maio, solicitando ao novo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, a ...