Glauber FICA: FENASPS, entidades sindicais e movimentos sociais realizam ato na Câmara em defesa do deputado
Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a FENASPS participou de um ato realizado na Câmara dos Deputados em solidariedade ao deputado federal Glauber Braga. Além da FENASPS e do próprio parlamentar, a mobilização contou com uma série de entidades sindicais que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs), parlamentares e movimentos sociais.
Além de representar uma manifestação em favor da democracia e do voto popular da classe trabalhadora, o ato serviu para denunciar a farsa do processo de cassação do deputado Glauber, que está sendo perseguido ostensivamente após ser provocado por um militante do MBL e demais setores conservadores da Câmara dos Deputados.
Enquanto isso, deputados e militantes golpistas que atentaram contra a democracia em atos violentos de vandalismo, invasões e depredações do patrimônio público em 8 de janeiro de 2023 e com tramas que envolvem até mesmo planos para assassinar o presidente da República, seguem livres em seus mandatos. Glauber não pode ser comparado a mandantes de assassinatos. Anistia NÃO!
O diretor da FENASPS, Moacir Lopes, e a deputada federal Sâmia Bomfim fizeram importantes falas durante o ato. Veja no vídeo abaixo:
Manifesto
Além do ato, os dirigentes de várias entidades sindicais, dentre elas a FENASPS, subscreveram um manifesto, em defesa do deputado, protocolado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Confira o documento:
O diretor da FENASPS, Cristiano Machado, destacou que Glauber é um parlamentar que está sempre disponível para defender as pautas da classe trabalhadora e que a cassação de seu mandato seria uma grande injustiça e um desrespeito ao histórico de luta do parlamentar. “Arquivar o processo de cassação é respeitar a vontade popular”, afirmou o dirigente. Assista abaixo:
Em defesa da Democracia!
É fundamental ressaltar que o deputado Glauber Braga teve um papel fundamental durante o processo de negociação da greve realizada no INSS neste ano de 2024. Quando as portas pareciam todas fechadas, o deputado conseguiu destravar a negociação, possibilitando abertura do diálogo com o Governo Federal.
Glauber Braga, vale lembrar, acompanhou a FENASPS durante toda a reunião com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, realizada em 11 de setembro deste ano, mesmo com o agendamento de uma reunião da Comissão de Ética da Câmara convocada para cassar o seu mandato. Isto é, mesmo com o mandato em risco, o deputado Glauber se manteve presente com os trabalhadores e trabalhadoras do INSS e priorizou a luta de classes.
E esta foi apenas mais uma demonstração de que seu mandato está a serviço da classe trabalhadora: por diversas vezes se colocou diante da linha de tiro dos setores conservadores – chegando, inclusive, a ser preso durante uma ocupação estudantil na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), sendo posteriormente solto. O mandato de Glauber está à disposição não apenas dos servidores da base da FENASPS – INSS, Saúde, Previdência e Trabalho – mas de toda a classe trabalhadora.