Atividades do Plantão – Semana de 25 a 29 de novembro
Os diretores que compuseram o Plantão da Diretoria Colegiada da FENASPS nesta semana – de 25 a 29 de novembro – participaram de uma série de atividades em Brasília. Confira nos itens abaixo mais detalhes de cada dia.
27 de novembro, quarta-feira
Na manhã da quarta-feira, 27 de novembro, os(as) diretores plantonistas da FENASPS acompanharam uma reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que está analisando a cassação do deputado federal Glauber Braga.
A sessão desta quarta, 27, convocada para ouvir as testemunhas de defesa do parlamentar, contou com a participação de diversas lideranças de entidades sindicais, dentre elas a FENASPS, que prestaram apoio e solidariedade ao deputado Glauber.
Saiba mais sobre a audiência na Câmara.
Ainda na quarta-feira, 27, já à tarde, a FENASPS participou de um importante debate na Câmara dos Deputados. Por iniciativa da Comissão de Legislação Participativa (CLP), e atendendo ao requerimento das deputadas Luiza Erundina (PSOL) e Erika Kokay (PT) ocorreu o debate “A Defesa do Voto Popular”, que reuniu lideranças parlamentares, e dos movimentos populares e sindical.
O diretor da FENASPS, Cristiano Machado, compôs a mesa do debate, e em seu discurso em nome da Federação, destacou a tentativa de cassação do mandato do Glauber Braga, em curso na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. A também diretora da FENASPS, Eliane Furtado, fez uso da fala durante a audiência pública.
Confira aqui os vídeos da audiência pública na Câmara.
Por fim, ainda no dia 27 de novembro, a FENASPS participou da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT), instituído no âmbito do Ministério da Saúde, que debate Gacen e Gecen. Na reunião, a FENASPS foi representada pelos diretores Carlos Roberto dos Santos e Ana Lago (fotos acima).
Saiba mais aqui.
28 de novembro, quinta-feira
No início da tarde do dia 28 de novembro, a FENASPS divulgou a Nota Técnica da sua assessoria jurídica que detalhou os reflexos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que trará impactos negativos no Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores públicos no país.
A análise da Nota Técnica da FENASPS, inclusive, repercutiu na imprensa, recebendo destaque no jornal Extra. O jornal publicou uma matéria que contou com uma entrevista com o diretor da FENASPS, Cristiano Machado.
Também na quinta-feira, 28, a FENASPS participou da 3ª Reunião Ordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS), que debateu os seguintes pontos:
- Aprovação da ata da 2ª Reunião Extraordinária da MSNP/MS;
- Atualização sobre a questão dos cedidos ao GDF;
- Atualização sobre os processos PPP e LTCAT;
- Relato das reuniões dos GTs ocorridas em 27/11;
- Apresentação dos pontos/demandas que estão sendo tratados na Mesa do SUS;
- Informes.
Na 3ª reunião Ordinária da MSNP/MS, a FENASPS foi representada (fotos acima) pelos(as) diretores Carlos Roberto dos Santos (DF), Cleuza Faustino (MG), Ana Lago (RS), Eliane Furtado (SP) e Vera Lúcia Santos (SC).
Além da FENASPS, a reunião contou com a participação das outras entidades da bancada sindical, e da coordenadora de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde (Cogep/MS), Etel Matielo. Também participaram demais assessores do ministério.
29 de novembro, sexta-feira
Encerrando as atividades da semana, a FENASPS participou da 3ª reunião da Comissão Nacional para planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), na qual o Departamento apresenta as várias ferramentas criadas para informar força de trabalho, nos estados, municípios, área de abrangência e inclusive ações de alta e baixa vulnerabilidades.
Plantão da Diretoria Colegiada/FENASPS