Fenasps

quinta-feira, 17/10/2024

Em reunião no Ministério da Saúde, FENASPS reivindica equiparação da Gacen com a indenização de campo

A FENASPS participou, nessa terça-feira, 15 de outubro, de uma reunião na Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde (Cogep/MS), convocada para tratar especificamente da equiparação da Gacen/Gecen com a gratificação de indenização de campo, paga a todos os trabalhadores de combate às endemias do Ministério da Saúde.

Além disso, os servidores(as) que atuam no combate às endemias também relatam que estão sem receber insalubridade e indenização de campo, causando prejuízos funcionais de grande importância. A FENASPS foi representada nesta reunião pelos diretores Cleuza Faustino (MG), Carlos Roberto dos Santos (DF), presencialmente, e Ana Lago (RS) e Regina Lima (SP), virtualmente.

Essas reivindicações ocorrem em um momento de muita preocupação para os servidores, considerando o aumento das chuvas em grande parte do país, e com elas o perigo da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Em Brasília, por exemplo, o início de 2024 marcou das maiores epidemias de Dengue de toda a história da capital federal. Uma das principais causas prováveis para o agravamento da epidemia neste ano foi o baixo número de servidores atuando no combate às endemias. Essa mesma situação também se repete em diversas outras cidades de outros estados.

Em relação ao DF, dos 270 servidores e servidoras que atuavam no combate de endemias no DF, atualmente restam apenas cerca de 95 servidores, que perderam a Gacen ainda no governo Bolsonaro, e estão sem essa gratificação, apesar de atuar no combate de endemias.

Esses servidores solicitaram o retorno da gratificação de imediato enquanto o Ministério da Saúde fará consulta à sua Consultoria Jurídica (Conjur) se poderão fazer esse procedimento por meio de Portaria; porém, é preciso ter anuência do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Equiparação da Gacen

A reunião dessa terça, 15, foi acompanhada pela deputada federal Érika Kokay (fotos abaixo), que sugeriu que se façam as devidas alterações a respeito da equiparação da Gacen no Projeto de Lei (PL) que será encaminhado ao Congresso Nacional para validar o reajuste dos servidores públicos federais, que deve ser aprovado ainda em 2024.

A FENASPS se reunirá com a Condsef e suas respectivas assessorias jurídicas nesta sexta-feira, 18, para analisar a proposta legislativa que será encaminhada ao MGI sobre a equiparação da Gacen.

A Cogep/MS se comprometeu em dar uma devolutiva a respeito da equiparação da Gacen/Gecen na próxima semana, e agendou uma reunião para o próximo dia 23 de outubro.

Além disso, a Cogep/MS também reforçou a informação adiantada na 2ª reunião extraordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS), a respeito dos exames periódicos, que em breve começarão para os servidores do ministério, inclusive os cedidos.

A FENASPS seguirá mobilizada para buscar os direitos dos servidores da carreira da PST: só haverá conquista com luta!

Baixe aqui o relatório desta reunião em formato pdf.

Últimas notícias

segunda-feira, 19/05/2025 FENASPS APRESENTA REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA DO SEGURO SOCIAL AO NOVO PRESIDENTE DO INSS Nessa sexta-feira, 16 de maio, a FENASPS se reuniu formalmente pela primeira vez com o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior (fotos abaixo). ...
quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...