Via ofício ao INSS, MGI e MPS, FENASPS reforça solicitação de proposta formal para análise da categoria
A FENASPS apresentou um ofício, nesta sexta-feira, 30 de agosto, a representantes do INSS e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), na busca por uma proposta formal que traga uma resolução à greve dos servidores e servidoras do INSS, deflagrada no último dia 16 de julho.
No INSS, a FENASPS expôs o ofício ao diretor de Gestão de Pessoas (DGP), Roberto Carneiro, enquanto que no MGI, houve conversas com o diretor(a) do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret), Mário Barbosa (fotos abaixo). O Deret é vinculado à Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) no ministério.
No ofício apresentado pela FENASPS foi incluído o resultado das discussões realizadas nos dias 27 e 28 de agosto, tanto no INSS quanto no Ministério da Previdência Social (MPS). A partir destes pontos elencados, a FENASPS solicitou o encaminhamento formal de uma proposta à federação, uma vez que são o conjunto de propostas debatidas entre as entidades sindicais, a autarquia (INSS) e o próprio Ministério da Previdência.
Confira abaixo (ou baixe aqui) o ofício:
Semana de debates
Na luta pela construção de uma proposta para atendimento das pautas da categoria em greve desde o último dia 16 de julho, e considerando o descumprimento do Acordo de Greve de 2022 pelo Governo Federal, a FENASPS participou de audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nessa quarta-feira, 27 de agosto, com o compromisso de uma reunião junto ao INSS para definição de uma minuta de proposta que pudesse conter reivindicações da categoria.
Já no dia seguinte, 28 de agosto, a FENASPS participou de uma nova reunião na Presidência do INSS, na qual – após debate entre as entidades sindicais e representantes da autarquia – foi possível avançar em alguns pontos de consenso e passíveis de inclusão no Acordo até então apresentado pelo MGI que, uma vez aditivados, seriam apresentados nos fóruns deliberativos no Estados bem como em Plenária Nacional da FENASPS, o que não ocorreu até o momento.
Ao Governo Federal, a FENASPS afirmou que está à disposição para demais esclarecimentos que forem necessários, bem como na perspectiva de um processo negocial que atenda às pautas da categoria, aprovadas nos devidos fóruns deliberativos.
Para a categoria, a FENASPS reafirma e orienta que a greve no INSS continua! É fundamental fortalecer a greve em todo o país.
É GREVE ATÉ A VITÓRIA!