Fenasps

quarta-feira, 28/08/2024

CNG-Fenasps responde à nova proposta do MGI. Confira o ofício!


O Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS respondeu, nesta quarta-feira, 28 de agosto de 2024, à proposta do governo para a carreira do Seguro Social (INSS) encaminhada no início da noite dessa terça, 27.

No ofício, encaminhado ao secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI), José Lopez Feijóo, o CNG-Fenasps destacou que não houve tempo hábil para uma avaliação criteriosa das propostas.

Já em relação ao convite do MGI para a solenidade de assinatura do Termo de Acordo às 17h30 desta quarta-feira, 28 de agosto (confira abaixo), a FENASPS argumentou que após a realização da Plenária Nacional realizada em 21/08/2024, a categoria rejeitou ambas as propostas inicialmente apresentadas, porém, foi aprovada a manutenção da greve e do processo de negociação junto ao MGI para readequação das mesmas.


No ofício, a FENASPS afirmou, entretanto, que considera que houve avanço por parte do Governo ao apresentar mudanças e acatar a pauta da categoria quanto à mudança da lei da carreira. Neste sentido, qualquer decisão sobre a assinatura do Termo de Acordo dependerá de deliberação da categoria em nova Plenária Nacional.

A FENASPS ressaltou ainda no ofício que os trabalhadores da Carreira do Seguro Social estão em
greve há 43 dias – nacionalmente desde 16 de julho -, com corte de ponto e judicialização do movimento, ao invés da abertura de processo de negociação. Apenas nessa terça-feira, 27 de agosto, tivemos uma primeira audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para dar início ao processo de negociação.

Novo prazo para assinatura

O CNG-Fenasps, diante do exposto no ofício, solicitou ao MGI a prorrogação do prazo referente à assinatura do Termo de Acordo, considerando que tal decisão depende de avaliação pela categoria em nova Plenária Nacional com uma análise criteriosa. O CNG reiterou também a solicitação da participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) nas negociações referentes à greve.

A FENASPS finalizou o ofício destacando que está à disposição para demais esclarecimentos que forem necessários, bem como com a perspectiva de um processo negocial que atenda às pautas da categoria, aprovadas nos devidos fóruns deliberativos.

Confira abaixo (ou baixe aqui) o ofício encaminhado ao MGI.


É GREVE ATÉ A VITÓRIA!

Últimas notícias

terça-feira, 17/12/2024 FENASPS e demais entidades do FONASEFE em atividades no congresso para assegurar verbas no orçamento para cumprir acordos assinados com o governo A FENASPS junto com entidades do Fonasefe segue em articulação no Congresso Nacional para garantir o reajuste dos servidores federais, firmado em acordo com ...
sexta-feira, 13/12/2024 Na Câmara, FENASPS frisa necessidade de mobilização contra o arcabouço fiscal A FENASPS participou com destaque de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira, 12 de dezembro, promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara ...
sexta-feira, 13/12/2024 Novo PGD: INSS publica minuta final. FENASPS orienta que categoria não assine pactos ou termos O INSS divulgou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a minuta final do novo Programa de Gestão (PGD) a ser instituído na autarquia para os ...