Fenasps

quinta-feira, 25/07/2024

Assessoria Jurídica da FENASPS divulga nota sobre a judicialização da greve e cartilha com orientações

NOTA PARA A CATEGORIA

JUDICIALIZAÇÃO DA GREVE PELO GOVERNO E A DECISÃO PROFERIDA PELO STJ

Leia a íntegra da nota abaixo, ou clique na imagem para ampliar


O governo e o INSS, em 23/07/2024, judicializaram a greve da categoria, através do ajuizamento de uma ação declaratória de abusividade/ilegalidade no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

A pretensão é de obtenção de determinação de suspensão integral do movimento, com retorno imediato dos servidores ao trabalho, sob pena de multa diária, ou de que sejam estabelecidos limites à greve, obrigando-se 85% das equipes de cada unidade administrativa do INSS ao retorno ao trabalho, igualmente sob pena de multa diária. Pede-se, ainda, o corte do ponto.

Sem oportunizar manifestação prévia por parte da FENASPS – sem contraditório, portanto -, o STJ, por decisão de sua presidente, ministra Maria Thereza de Assis Moura, em regime de plantão judiciário, deferiu parcialmente a tutela provisória de urgência, “para determinar a continuidade do serviço público prestado pelas carreiras representadas pelas partes requeridas, garantindo-se a permanência em atividade de, no mínimo, 85% (oitenta e cinco por cento) das equipes de cada unidade administrativa do INSS“. A decisão foi proferida na noite do dia 24/07/2024.

A FENASPS, por sua assessoria jurídica, adotará, com brevidade, contra a decisão em questão, as medidas processuais cabíveis, sobretudo tendo em vista que a contextualização da greve e do funcionamento do INSS, feita na petição inicial, não condiz, rigorosamente, com a realidade. São aspectos que poderiam ter sido esclarecidos de antemão caso tivesse havido a intimação da entidade antes da prolação da decisão.

Vale destacar que o STJ encontra-se em recesso judiciário. As atividades serão retomadas em 1° de agosto, quando o processo será remetido ao relator sorteado, ministro Gurgel de Faria, da 1ª Seção. Até lá, seguirá sendo despachado em regime de plantão.

A categoria será devidamente informada das medidas adotadas e dos desdobramentos.

ASSESSORIA JURÍDICA DA FENASPS

Cartilha


O material produzido pela Assessoria Jurídica Nacional (AJN) da FENASPS conta com informações importantes sobre o direito de greve além de diversos itens de interesse dos servidores públicos base da Federação.

Baixe aqui ou confira abaixo a cartilha:

É hora de resistir!

VAMOS NOS UNIR!

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...