Fenasps

quinta-feira, 25/07/2024

Assessoria Jurídica da FENASPS divulga nota sobre a judicialização da greve e cartilha com orientações

NOTA PARA A CATEGORIA

JUDICIALIZAÇÃO DA GREVE PELO GOVERNO E A DECISÃO PROFERIDA PELO STJ

Leia a íntegra da nota abaixo, ou clique na imagem para ampliar


O governo e o INSS, em 23/07/2024, judicializaram a greve da categoria, através do ajuizamento de uma ação declaratória de abusividade/ilegalidade no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

A pretensão é de obtenção de determinação de suspensão integral do movimento, com retorno imediato dos servidores ao trabalho, sob pena de multa diária, ou de que sejam estabelecidos limites à greve, obrigando-se 85% das equipes de cada unidade administrativa do INSS ao retorno ao trabalho, igualmente sob pena de multa diária. Pede-se, ainda, o corte do ponto.

Sem oportunizar manifestação prévia por parte da FENASPS – sem contraditório, portanto -, o STJ, por decisão de sua presidente, ministra Maria Thereza de Assis Moura, em regime de plantão judiciário, deferiu parcialmente a tutela provisória de urgência, “para determinar a continuidade do serviço público prestado pelas carreiras representadas pelas partes requeridas, garantindo-se a permanência em atividade de, no mínimo, 85% (oitenta e cinco por cento) das equipes de cada unidade administrativa do INSS“. A decisão foi proferida na noite do dia 24/07/2024.

A FENASPS, por sua assessoria jurídica, adotará, com brevidade, contra a decisão em questão, as medidas processuais cabíveis, sobretudo tendo em vista que a contextualização da greve e do funcionamento do INSS, feita na petição inicial, não condiz, rigorosamente, com a realidade. São aspectos que poderiam ter sido esclarecidos de antemão caso tivesse havido a intimação da entidade antes da prolação da decisão.

Vale destacar que o STJ encontra-se em recesso judiciário. As atividades serão retomadas em 1° de agosto, quando o processo será remetido ao relator sorteado, ministro Gurgel de Faria, da 1ª Seção. Até lá, seguirá sendo despachado em regime de plantão.

A categoria será devidamente informada das medidas adotadas e dos desdobramentos.

ASSESSORIA JURÍDICA DA FENASPS

Cartilha


O material produzido pela Assessoria Jurídica Nacional (AJN) da FENASPS conta com informações importantes sobre o direito de greve além de diversos itens de interesse dos servidores públicos base da Federação.

Baixe aqui ou confira abaixo a cartilha:

É hora de resistir!

VAMOS NOS UNIR!

Últimas notícias

terça-feira, 17/12/2024 FENASPS e demais entidades do FONASEFE em atividades no congresso para assegurar verbas no orçamento para cumprir acordos assinados com o governo A FENASPS junto com entidades do Fonasefe segue em articulação no Congresso Nacional para garantir o reajuste dos servidores federais, firmado em acordo com ...
sexta-feira, 13/12/2024 Na Câmara, FENASPS frisa necessidade de mobilização contra o arcabouço fiscal A FENASPS participou com destaque de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira, 12 de dezembro, promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara ...
sexta-feira, 13/12/2024 Novo PGD: INSS publica minuta final. FENASPS orienta que categoria não assine pactos ou termos O INSS divulgou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a minuta final do novo Programa de Gestão (PGD) a ser instituído na autarquia para os ...