CPST: FENASPS convoca servidores da Seguridade Social para Dia Nacional de Luta em 21 de maio, com mobilização
No último dia 30 de abril, o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) realizou a segunda reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (PST), ou Seguridade Social, na qual foi apresentada uma proposta de reajuste a partir de 2025, sendo de 9% para 2025 e 3,5% para 2026.
Porém, para a surpresa das entidades sindicais nacionais, O Governo apresentou uma proposta diferenciada para os servidores(as) enquadrados no Nível Auxiliar (NA): 4,5% em janeiro de 2025 e 4,5% em 2026. A proposta foi prontamente rechaçada pelas representações das entidades sindicais, com o argumento de que parte considerável desta categoria está atualmente aposentada.
A proposta relativa ao NA, além de ser discriminatória, sacrifica parte da categoria da Previdência, Saúde e Trabalho (PST), que recebe os mais baixos salários do Executivo federal. É urgente e necessária a valorização da carreira da PST!
- Reuniões da Mesa Específica e Temporária da CPST até o momento:
- Primeira reunião, em 18 de setembro de 2023 – clique aqui
- Segunda reunião, em 30 de abril de 2024 – clique aqui
Nova rodada da Mesa Específica
A FENASPS foi convidada pelo MGI para participar da nova rodada de negociação da Mesa Específica da CPST que ocorre na próxima terça-feira, 21 de maio, às 17 horas, em Brasília. Com isso, a FENASPS convoca todos os servidores dos ministérios da Saúde, Trabalho e Emprego (MTE) e da Previdência Social (MPS) a realizar atividades nos seus locais de trabalho, enviar e-mails ao MGI, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e da Previdência, com objetivo de sensibilizá-los à necessidade de melhorar as tabelas salariais dos servidores da CPST.
É fundamental que neste dia os(as) servidores(as) do da Previdência, Saúde e Trabalho intensifiquem a mobilização em todo o país!
SE O GOVERNO NÃO NEGOCIAR, A SEGURIDADE SOCIAL VAI PARAR!