Fenasps

quinta-feira, 25/04/2024

Em manifestação, FENASPS reafirma que resposta ao Termo de Compromisso virá somente após a Plenária Nacional deste sábado, 27

A FENASPS participou na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, de uma manifestação na sede do DNIT, em Brasília, por ocasião da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para efetivação do reajuste dos benefícios (auxílios alimentação, saúde e creche) nos contracheques dos servidores(as) federais da ativa na base do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (CPST) e Anvisa.

Em respeito ao processo democrático no âmbito da FENASPS, a representação da Federação salientou ao secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, que somente dará resposta ao Termo de Compromisso proposto pelo Governo após a Plenária Nacional da Federação, agendada para este sábado, 27 de abril.

Vale ressaltar que o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret/MGI), Mário dos Santos Barbosa, informou que o Governo aguardará a deliberação da entidade e comunicação na segunda-feira, 29 de abril de 2024.

FENASPS rechaça segregacionismo

Mais uma vez, a FENASPS rechaçou a postura discriminatória e etarista por parte do Governo Federal, que retirou os aposentados e pensionistas do processo de negociação da Campanha Salarial de 2024 desde dezembro de 2023, intransigentemente.

A federação vem denunciando a conduta do Governo – que inclusive chegou a cogitar penalizar os servidores caso deflagrassem greve – dentro do Congresso Nacional e buscando todos os caminhos possíveis para inclusão dos(as) aposentados(as) e pensionistas do funcionalismo federal, assim como um reajuste ainda em 2024.

Após sete anos sem a devida recomposição salarial – o reajuste emergencial de 9% em 2023, diga-se, foi muito aquém das perdas salariais no período -, os trabalhadores da base da FENASPS estão em uma situação de quase penúria. Este cenário não pode perdurar mais!

Luta segue nas mesas específicas

Caso a base da FENASPS aceite o Termo de Compromisso na Plenária Nacional deste sábado, 27, a luta continuará, agora nas Mesas Específicas e Temporárias, que vão debater debatem as particularidades de cada carreira.

A reunião Mesa Específica da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST) é a próxima a ocorrer, com data prevista para esta terça-feira, 30 de abril, após um hiato de mais de sete meses, considerando que o primeiro compromisso neste espaço de debate foi em setembro de 2023.

Já em relação à Mesa Específica do Seguro Social (INSS), a FENASPS cobrou novamente da SRT/MGI a realização da segunda reunião (a primeira ocorreu no último dia 7 de março), considerando que ela seria agendada em até 15 dias depois do primeiro encontro, o que não ocorreu. O secretário José Feijóo afirmou que a SRT/MGI vai providenciar a convocação para a segunda reunião para a mesa do INSS assim que possível.

A FENASPS requereu ainda a formalização da FENASPS como representante formal dos servidores do Quadro Especial (PEC) da Anvisa, considerando que a Federação participou da primeira reunião da Mesa Específica das agências reguladoras, em 2 de outubro de 2023. Ninguém fica para trás!

Ato no DNIT

Participaram do ato no DNIT os diretores plantonistas da FENASPS, Cleuza Faustino, Laura Gusmão, Viviane Peres, Ana Lago, Luciano Véras e as representantes regionais de São Paulo: Francinete Manzan, Fernanda de Almeida e Euzinice de Souza (veja nas fotos abaixo).

O diretor da FENASPS, Luciano Véras, fez uma fala em que exaltou a greve deflagrada pelos trabalhadores e trabalhadoras federais da Educação, com grande adesão no país, lembrando ainda que a base da FENASPS foi uma das únicas a sair em greve durante a gestão Bolsonaro, em 2022, enfrentando grande resistência por parte da gestão do INSS e dos ministérios daquele governo. Assista abaixo:

Somente na luta conquistamos!

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...