Fenasps

quinta-feira, 28/03/2024

FENASPS participa da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Nos dias 23 e 24 de março de 2024, um marco histórico foi estabelecido em Brasília/DF, onde uma gama diversificada de entidades da sociedade civil, entidades sindicais – dentre elas a FENASPS – e movimentos sociais convergiram para definir os próximos passos da Campanha Nacional por Direitos Sociais. A Federação participou, inclusive, do lançamento da campanha, em fevereiro deste ano (relembre aqui).

Este movimento, ainda em sua fase embrionária, visa articular e fortalecer as diversas lutas sociais em prol dos direitos, em meio a um contexto de restrições orçamentárias impostas pelo chamado “arcabouço fiscal”, que limita os recursos destinados aos direitos sociais enquanto mantém prioridade nos gastos voltados ao pagamento da dívida pública.

A plenária, realizada no Teatro dos Bancários em Brasília/DF, foi um fórum de discussão vibrante, onde vozes de todas as regiões do país ecoaram preocupações, ideias e propostas para enfrentar os desafios que se colocam diante da garantia dos direitos sociais. No primeiro dia, uma série de mesas de debates contou com a presença de notáveis pensadores e ativistas.

Na Mesa 1, intitulada “O Retrato do Brasil”, o renomado Prof. Ladislau Dowbor compartilhou insights sobre a função social da economia, enquanto a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, organização que a FENASPS apoia desde seu início -, Maria Lucia Fattorelli, destacou a urgência de confrontar o Sistema da Dívida para preservar os Direitos Sociais. O deputado distrital Fábio Felix trouxe à tona a sua atuação parlamentar em defesa desses direitos.

Veja abaixo a galeria de fotos do sábado, 23 de março, primeiro dia Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais (fotos gentilmente cedidas pela equipe da Campanha Nacional por Direitos Sociais):


Compondo a mesa inicial, a diretora da FENASPS, Laura Gusmão, fez uma saudação aos participantes de tão relevante evento. Veja abaixo:

Já na Mesa 2, “As Lutas do Povo Brasileiro”, líderes de várias áreas expuseram a situação de direitos fundamentais que estão sob ataque e que precisam ser garantidos. A Diretora da FENASPS, Viviane Peres, fez uma exposição sobre a Previdência Social e os seus desafios. Confira:

No segundo dia, após intensos debates e reflexões, os participantes consolidaram os eixos da Campanha, delineando estratégias para enfrentar os desafios. Confira o relatório final e todos os eixos estabelecidos.

Veja também a galeria de fotos do domingo, 24 de março, segundo dia da Plenária (fotos gentilmente cedidas pela Campanha Nacional por Direitos Sociais):


A Coordenação Nacional foi eleita, congregando, além da FENASPS, as entidades ANDES/SN, SINDIRECEITA, CSP/Conlutas, Auditoria Cidadã da Dívida, FENASPS, Rede Irerê de Proteção à Ciência, FENAPRF e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Os próximos passos incluem reuniões virtuais da Coordenação Nacional e a organização de Plenárias Regionais, visando ampliar o diálogo e fortalecer as ações em todas as regiões do país.

Essa plenária representa um ponto de partida para um movimento amplo e inclusivo, onde a voz dos mais diversos segmentos da sociedade é ouvida e respeitada. Com esperança e determinação, caminharemos juntos em direção a um Brasil mais justo e igualitário!




*Com informações da Auditoria Cidadã da Dívida.

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...