Fenasps

sexta-feira, 08/03/2024

Mulheres do Seguro e da Seguridade Social na luta por equidade, respeito e valorização!


As mulheres de todo mundo estão em luta, nos 365 dias do ano – neste caso, em 2024, nos 366! Mas é no 8 de Março que a pautas do feminismo e da luta contra o patriarcado ficam ainda mais em evidência.

Desde a adoção do teletrabalho no serviço público, foram impostas às mulheres ainda mais demandas. Gerou-se um desgaste naquilo que já era excessivo, afinal agora elas precisam dar conta de muitas jornadas – mais do que é possível conciliar.

A mulher nunca é uma só: ela é trabalhadora, mãe, companheira, lutadora, militante. Mas sobretudo, ela é humana, e é tarefa dos homens se colocar lado a lado para superar todas essas barreiras.

A desconstrução do patriarcado virá apenas com a construção de uma alternativa que supere as desigualdades inerentes ao capitalismo. A FENASPS está nesta luta há 40 anos, e se põe à disposição das mulheres trabalhadoras.

As mulheres do Seguro, Seguridade Social e Anvisa estão na luta por equidade respeito em todas as suas formas e valorização. Tanto as da ativa, as aposentadas e as pensionistas.

Luto em luta

O 8 de Março é dia ainda de homenagear todas as mulheres que convalesceram neste mundo em que existe um tipo de violência que as oprime pelo fato de elas existirem. O feminismo, a violência contra a mulher, a transfobia são as marcas mais perversas da nossa sociedade.

É de suma importância reavivar a trajetória de mulheres de luta e não deixar que essas histórias caiam no esquecimento. Precisamos transformar o luto em luta!

Lute como uma mulher! Lute como Marielle Franco, como Margarida Alves, como Carol Campêlo, como Drica D’arc Meirelles, como Emy Virgínia, como Erika Hilton, como Heba Abu Nada, como Helenira Resende, como Jennifer Célia Henrique, como Lirous K’yo, como Nega Pataxó, como Palhaça Jujuba, como Sara Wagner York, como milhares de mulheres que fazem de suas próprias vidas um instrumento de resistência. Conheça um pouco mais da história de cada uma das mulheres citadas acima.

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”

Rosa Luxemburgo

A luta pela superação do patriarcado é diária!

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...