Fenasps

segunda-feira, 29/01/2024

FENASPS e CNTSS reiteram solicitação para definitiva instalação da Mesa Setorial da Saúde

Em parceria com a CNTSS, a FENASPS protocolou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, um ofício junto à Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI), reiterando a solicitação para definitiva instalação da Mesa Setorial de Negociação dos trabalhadores da Saúde federal.

Em setembro de 2023, cabe ressaltar, a FENASPS e demais entidades representativas dos servidores da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST) se reuniram na SRT/MGI. Na ocasião, os representantes do Governo adiantaram que há um projeto em curso para estruturação as carreiras “por similaridade” para ativos e aposentados, buscando a valorização dos servidores, embora sem carreiras segmentadas como existe hoje no funcionalismo federal.

Os trabalhadores e trabalhadoras da CPST, especialmente da Saúde federal, literalmente dedicaram suas vidas na linha de frente do combate à Covid-19, a maior pandemia deste século, e são primordiais no combate a diversas epidemias, como a da Dengue, que assola o país.

Ainda assim, são esses trabalhadores(as) que recebem as menores remunerações do Executivo federal, um absurdo que demonstra total descaso da Administração Pública diante de uma categoria imprescindível para o país e a população brasileira. É urgente a necessidade de recomposição salarial e reestruturação da carreira da CPST.

No ofício protocolado nesta segunda (29), as entidades sindicais também elencaram uma série de reivindicações dos trabalhadores(as) da Saúde, solicitando que o MGI faça gestão junto ao Governo Federal para o atendimento das mesmas.

Confira abaixo (ou baixe aqui) o ofício:

Seguiremos cobrando o MGI e o Ministério da Saúde para a efetiva abertura de negociação para os(as) servidores(as) da Saúde.

Só conquista quem luta!

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...