Fenasps

quinta-feira, 21/12/2023

Plantão da Fenasps realiza reunião com Diretor de Gestão de Pessoas do INSS

No dia 21/12/2023, os Diretores da Fenasps, Cristiano dos Santos Machado e Lídia de Jesus realizaram uma reunião na DGP com o Diretor Roberto Carneiro da Silva.  Na reunião foram tratadas as seguintes pautas: 6h + 1,22 pontos, jornada de 6 h nas CEABs após o cumprimento da meta diária,  manutenção da pontuação em 4,27 pontos, instalação das Mesa Específica e Setorial da Carreira do Seguro Social.

Sobre a manutenção das 6h +1,22 pontos, a Fenasps solicitou que a prorrogação da jornada de trabalho seja mantida até a conclusão do projeto piloto de funcionamento das Agências, conforme discutido na última reunião do Comitê Permanente dos Processos de Trabalho (veja aqui Atendimento presencial, autonomia dos servidores, pontuação, jornada, acordo de greve: veja o que foi debatido em reunião no INSS nesta terça, 12 – Fenasps), considerando que se trata de um ponto acordado na Greve de 2022.  Foi solicitado também que no caso de necessidade de um prazo maior de avaliação do projeto, que a jornada de 6 h +1,22 pontos seja mantida, bem como a jornada de trabalho das CEABs.

Em relação à pontuação de 4,27 pontos, a Fenasps solicitou que essa meta diária seja mantida de forma permanente, considerando que não há justificava plausível para impor aos servidores um acréscimo de 30% nas metas nos programas de gestão. Além do que, manutenção de 4,27 pontos tem efeitos positivos na saúde e qualidade de vida dos servidores.  Cabe destacar também, a necessidade de reavaliação dos programas de gestão hoje existentes no INSS, que acabaram por penalizar os servidores do Instituto pelos graves problemas estruturais, situação essa denunciada diversas vezes pela Fenasps e levada como uma das pautas do acordo de greve de 2022.

Dando seguimento à reunião realizada junto ao MGI em 07/12/2023 (veja aqui Em reunião no MGI, FENASPS e CNTSS cobram resposta às reivindicações dos servidores(as) do INSS – Fenasps) será encaminhada a instalação das Mesa Específica e Setorial referente à Carreira do Seguro Social, conforme estabelecido pela PORTARIA SGPRT/MGI Nº 3.634, DE 13 DE JULHO DE 2023. Neste ponto, o Diretor da DGP esclareceu que os pontos referentes à reestruturação da Carreira e da composição salarial da categoria (como a incorporação da GDASS ao vencimento básico) serão discutidos na Mesa Específica e Temporária, considerando que se trata de pauta de impacto orçamentário. E as demais questões relativas às condições de trabalho na Mesa Setorial.

Além destes pontos, também foi informado à Fenasps que está praticamente encaminhada pelo Ministério da Previdência Social a convocação dos 1800 excedentes do último concurso, além dos 250 aprovados convocados recentemente. Desta forma, do último concurso seriam contratados aproximadamente 3000 novos servidores. Cumpre destacar que a realização de concurso e contratação de servidores sempre foi uma pauta da Fenasps, aprovada nos seus fóruns deliberativos. Apesar da contratação estar muito aquém do atual déficit de servidores, da ordem de 20 mil trabalhadores, o anúncio de convocação dos excedentes é uma vitória importante da categoria contra a política de desmonte do Estado e desmantelamentos dos Serviços Públicos.  Também foi anunciado pela DGP que está em estudo e em breve deve ser lançado um concurso de remoção interno para os servidores da Carreira do Seguro Social, pauta esta, também cobrada de forma reiterada pela Fenasps.

A Fenasps também pontuou a existência de Processos Administrativo Disciplinares (PADs) que tiveram caráter de perseguição política durante o Governo Bolsonaro, desvirtuando o papel da Corregedoria que não deve atuar politicamente, mas sim como órgão de controle e averiguação de eventuais desvios de conduta por parte de servidores do Instituto.  Foi solicitado, que a Fenasps encaminhe ao INSS os casos de perseguição política para fins de avaliação do órgão.

Após a reunião, foi solicitado que a Federação formalizasse as pautas, onde foi enviado o ofício 185/2023 em anexo.

A Fenasps destaca que apesar dos encaminhamentos de algumas pautas da categoria, é fundamental construir a mobilização e a greve dos federais para o ano de 2024.  Além do cumprimento do acordo, é necessária a mais ampla mobilização contra o arrocho salarial dos servidores ativos e aposentados.

Por isso, conforme já destacado pela Federação (Governo aprofunda arrocho salarial e ataca aposentados(as) – Fenasps):  vale lembrar que toda as nossas conquistas foram obtidas com a luta e pressão em todos os governos. Não há um centavo em nosso contracheque que não tenha sido conquistado em mobilização.

Na luta contra a exclusão e congelamento salarial a diretoria da FENASPS convoca toda categoria para fortalecer as mobilizações EM 24 DE JANEIRO – DIA NACIONAL DOS APOSENTADOS – com realização de atos em todo país.

Seguiremos mobilizados!

CLIQUE AQUI Oficio FENASPS nº 185, de 21.12.2023 – Ao Presidente do INSS – ASSUNTO: Prorrogação de prazos referente à jornada de trabalho, pontuação, compensações, instalação da Mesa Permanente de Negociação dentre outras pautas.

CLIQUE AQUI – OFÍCIO SEI CIRCULAR Nº 31/2023/DGP-INSS (*) – ASSUNTO: Diretrizes para compensação dos servidores participantes do CONFENASPS, realizado nos dias 26/10/2023 a 29/10/2023.

Últimas notícias

quinta-feira, 18/04/2024 NOTA DE SOLIDARIEDADE À LUTA CONTRA O FASCISMO A Diretoria Colegiada da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Anvisa (FENASPS) vem por meio desta nota se ...
quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...