Por recomposição salarial e contra PEC 32, FENASPS e entidades fazem ato público em frente ao MGI
A FENASPS e demais entidades sindicais representativas dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) realizaram, nesta terça-feira, 3 de outubro, o Dia Nacional de Luta pela soberania nacional, atividade convocada pelo Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais.
Além de Brasília, houve atos em diversas capitais e mobilização também nas redes sociais, buscando respostas para as principais reivindicações da Campanha Salarial 2024 dos SPFs.
Em Brasília, o ato ocorreu durante o dia todo, com uma manifestação realizada na porta do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), principal interlocutor do Governo Federal com as entidades sindicais. Confira abaixo as fotos da atividade:
Reunião na SRT/MGI
No começo da tarde desta terça, 3, uma comissão de servidores representados pelo Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais, tentou se reunir com a ministra da Gestão, Esther Dweck, o que não ocorreu. No entanto, os representantes dos SPFs foram recebidos pelo secretário de Relações de Trabalho (SRT) do MGI, José Lopez Feijóo (fotos abaixo).
Neste breve encontro, Feijóo sinalizou que uma nova reunião da Mes Nacional de Negociação Permanente (MNNP) deve ocorrer somente em novembro, mas não descartou a possibilidade de apresentar alguma proposta aos trabalhadores do funcionalismo federal. As entidades sindicais, na oportunidade, cobraram detalhes sobre o que o governo tem para apresentar.
Enquanto isso, os servidores e servidoras devem se manter mobilizados, se organizar nos locais de trabalho e fortalecer os sindicais estaduais de base. A luta por valorização salarial continuará nas ruas, no Congresso Nacional e em todos os espaços institucionais de negociação com o governo.
Assista ao vídeo abaixo com um resumo das atividades do Dia Nacional de Lutas realizado nesta terça-feira, 3 de outubro:
FENASPS participa também de “tuitaço”
Além das atividades presenciais, a FENASPS também participou do “tuitaço” – uma chuva de mensagens, também conhecidas como tweets, sobre um certo assunto no Twitter, agora conhecido como “X” – usando a hashtag #NegociaMinistraEsther.
Confira algumas das postagens:
Queremos as servidoras e servidores públicos no orçamento!! #NegociaMinistraEsther pic.twitter.com/EhfRdZptgO
— FENASPS (@fenasps) October 3, 2023
Reconquistar o nosso direito é a luta mais que justa de todos servidores públicos. #NegociaMinistraEsther pic.twitter.com/1n3kXVygtK
— FENASPS (@fenasps) October 3, 2023
O governo se comprometeu, no último acordo, que concedeu o reajuste emergencial de 2023, em derrotar a PEC 32!
— FENASPS (@fenasps) October 3, 2023
Está na hora de botar em prática: NÃO À PEC 32! #NegociaMinistraEsther pic.twitter.com/ibhCtCxmsh
Os servidores públicos federais estão nas ruas pela ampliação de direitos, por um serviço público ainda mais acessível, com melhores condições de trabalho e remuneração justa para os seus trabalhadores. #NegociaMinistraEsther pic.twitter.com/esgWxadRWp
— FENASPS (@fenasps) October 3, 2023
A Jornada de Lutas continua!
O Dia Nacional realizado nesta terça, dia 3, é apenas uma atividades dentre outras programadas para a Jornada de Lutas desta semana, que começou nessa segunda-feira, 2 de outubro, com um debate sobre o impacto do arcabouço fiscal na valorização dos servidores públicos, retransmitido ao vivo pelo Facebook da FENASPS. Assista abaixo:
Nos dias 4 e 5 de outubro, a programação segue com uma vigília em frente ao MGI e atividades de pressão sobre os parlamentares no Congresso Nacional para o avanço das reivindicações dos SPFs. Ainda, as entidades do Fonasefe devem se articular com parlamentares para viabilizar a realização de uma audiência pública contra a PEC 32.
A semana de mobilização será encerrada com a Plenária Nacional dos Federais, que está programada para ocorrer em formato híbrido – virtual e presencialmente – no sábado, 7 de outubro.
Não é hora de esmorecer! A luta por recomposição salarial, reestruturação de carreiras, equiparação dos benefícios, “revogaço” e contra a PEC 32 deve continuar em todos os estados!
Seguiremos mobilizados(as)!