Fenasps

terça-feira, 20/06/2023

Ministério de Gestão confirmou para entidades que vão pagar piso para profissionais federais de saúde

Relatório da reunião com o Ministério da Gestão e Inovação

Data: 19/06/2023

Representante do governo:  José Lopes Feijó, José Borges Filho, Marilene Ferrari Lucas Alves Filho

Representante da FENASPS: Laurizete Gusmão

CNTSS: Sandro Alex de Oliveira Cezar

CONDSEF/FENADSEF: Sérgio  Ronaldo da Silva, Jussara Griffo e Edilson Muniz

A reunião tinha um único ponto de pauta: Piso da Enfermagem.

O governo iniciou falando que está trabalhando fortemente para implementar o piso salarial da enfermagem pois foi uma promessa das ministras, tanto da Saúde quanto da Gestão e Inovação, Ester Dweck, e que a ideia é pagar em Folha Suplementar, devido às inúmeras dificuldades que estão tendo para a implantação desse benefício a enfermagem. Também disse que são mais de 20 mil servidores e que estão fazendo a inclusão de forma manual e ainda vão calcular o 13º salário em cima do piso.

Após algumas ponderações concluiu-se que:

Para o ministério da Saúde será pago em Folha Suplementar, mesmo correndo risco de alguns erros, e com possibilidade de correção no próximo mês.

Para os outros órgãos a nível federal, será pago na próxima folha, segundo o governo, com segurança, devido à regras bem complexas e acreditam já estar tudo automatizado no próximo mês, mas com retroatividade.

Para garantia de tudo isso, o governo vai soltar dois comunicados, esclarecendo sobre estas situações, “um para quem vai receber em Folha Suplementar e outro para as categorias que vão receber na próxima folha”.

Últimas notícias

quinta-feira, 25/06/2026 Veja o parecer da assessoria jurídica da FENASPS sobre a regulamentação da Convenção 151 da OIT Análise aponta avanços no PL 1.893/2026, mas defende mudanças para garantir negociação real, cumprimento dos acordos, direito de greve e responsabilização de gestores A ...
terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...