Fenasps

quarta-feira, 07/06/2023

Documentário que contou com a participação da FENASPS para retratar a realidade do INSS estreia nesta terça, 13

Nesta terça-feira, 13 de junho, será lançado o documentário “Nosso INSS“, produzido pela agência Repórter Brasil e dirigido pelos jornalistas Carlos Juliano Barros e Caue Angeli. O lançamento ocorre pelo Youtube, nos canais do UOL e do Repórter Brasil, mas também será veiculado na TV Educativa no estado da Bahia. Confira abaixo o trailer do documentário:

O documentário investiga os motivos que levaram um dos principais órgãos do país, responsável pela distribuição de renda a 37 milhões de brasileiros, a enfrentar uma das piores crises de sua história.

Ainda, o curta-metragem expõe a redução pela metade do quadro de servidores – como a FENASPS e seus sindicatos filiados denunciaram exaustivamente nos últimos anos -, a adoção de tecnologias digitais para tentar agilizar o atendimento e a falta de peritos médicos nas agências de todo o país.

A produção traz histórias de pessoas que sofrem com a demora das filas virtuais do INSS, além de entrevistas com especialistas e com o atual presidente interino da autarquia, Glauco Wamburg.

A FENASPS participou do documentário, enviando fotos e vídeos do movimento grevista ocorrido no INSS entre março e maio de 2022, e contextualizou as informações sobre as reivindicações dos servidores e servidoras da autarquia.

Além disso, o diretor da federação, Cristiano Machado, concedeu uma entrevista aos documentaristas, denunciando o sistema tecnológico precário e defasado, as péssimas condições de trabalho, sobrecarga dos servidores, o adoecimento da categoria e como tudo isso tem impactado na qualidade do serviço prestado.

Sobre os produtores

A Repórter Brasil é uma agência de notícias fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. Um de seus fundadores e atual presidente é o jornalista Leonardo Sakamoto.

A agência foi responsável por documentários que retratam o mundo do trabalho e suas especificidades, como nas obras “GIG, a uberização do trabalho“, de 2019, que traz o debate sobre a precarização e a intensificação do trabalho nos aplicativos e plataformas digitais; “Não Respire – Contém Amianto”, de 2017, que investiga como a indústria tenta vender a imagem de que o tipo de amianto usado no mercado brasileiro de telhas não é tão mau assim; “Carne, Osso“, de 2011, que alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam o duro cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros; e “Nas Terras do Bem-Virá”, de 2007, que aborda o trabalho escravo e conflitos de terra no Pará.

Documentário “Nosso INSS” contou com a participação da FENASPS durante a sua produção (imagem: reprodução Youtube)

Ficha técnica

Direção: Carlos Juliano Barros e Caue Angeli
Roteiro e produção executiva: Carlos Juliano Barros
Direção de fotografia, montagem e finalização: Caue Angeli
Trilha sonora e mixagem de áudio: Pedro Penna
Artes e animações: Leo Uehara
Realização: Repórter Brasil

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...