Fenasps

terça-feira, 25/04/2023

FENASPS e entidades do Fonasefe pressionam, e PLN nº 2 é aprovado na CMO. Resta apenas votação no Plenário do Congresso!

Dirigentes da FENASPS e de diversas entidades nacionais que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs) – organizadas no Fonasefe – estiveram presentes no Congresso Nacional nesta terça-feira, 25 de abril, para pressionar os parlamentares a votar favoravelmente ao PLN nº 2/2023, que viabiliza o reajuste emergencial de 9% a partir de maio.

Veja nas fotos abaixo a mobilização dos dirigentes da FENASPS e demais entidades do Fonasefe no Congresso:

FENASPS e entidades do Fonasefe na luta pela aprovação do PLN nº 2/2023 (clique nas imagens para ampliar)

A previsão é que a votação em plenário ocorra nesta quarta-feira, 26 de abril, durante uma sessão conjunta do Congresso Nacional que está marcada para o meio-dia.

A FENASPS (confira aqui) e o Fonasefe (veja o card abaixo) lançaram campanhas para que os trabalhadores e trabalhadoras de suas bases enviem e-mails para os deputados e deputadas federais e senadores(as) cobrando a aprovação do PLN nº 2/2023. Confira aqui a lista de deputados(as) federais e aqui a de senadores(as).

Material do Fonasefe reforça a importância da aprovação do PLN para os(as) SPFs (imagem: reprodução)

Aprovação do PLN nº 2 na CMO

Os dirigentes sindicais se mantiveram organizados no Congresso Nacional, e acompanharam a sessão da Comissão Mista de Orçamento (CMO) que ocorreu na tarde desta terça-feira, 25.

Na sessão, os parlamentares aprovaram o PLN nº 2, e rejeitaram uma emenda apresentada pelo senador Izalci Lucas, um verdadeiro jabuti (uma emenda incluída de forma sorrateira, que não tem a ver com o texto original) que poderia travar a sua votação no plenário, prevista para ocorrer nesta quarta-feira, 26 de abril.

Confira abaixo o trecho da sessão deliberativa da CMO que aprovou o PLN nº 2.

A FENASPS foi representada nas atividades desta terça-feira, 25 de abril, pelos diretores Deise Nascimento, Laurizete Gusmão, Lídia de Jesus, Moacir Lopes, Viviane Peres, Ana Lago, Daniel Emmanuel, Regina Lima, e pela conselheira fiscal Irene Guimarães. Veja nas fotos abaixo:

A luta continua!

A FENASPS e demais entidades sindicais do Fonasefe devem continuar a pressão no Congresso Nacional nesta quarta-feira, 26 de abril, para que o PLN nº 2 seja aprovado em sua totalidade, viabilizando o aporte financeiro para que o governo execute o reajuste linear de 9% nas remunerações dos SPFs da ativa, aposentados(as) e pensionistas.

Depois da aprovação do PLN nº 2, o governo deverá editar outro instrumento legal – possivelmente uma Medida Provisória (MP) – para concretizar o reajuste de 9% a partir de maio, que terá efeitos financeiros na folha salarial de junho.

A diretora Laurizete Gusmão afirmou que a presença dos dirigentes sindicais no Congresso Nacional nesta terça-feira, 25 de abril, foi fundamental para que o PLN nº 2 tenha sido aprovado. Confira no vídeo abaixo:

Não descansaremos enquanto o reajuste emergencial de 9% não tiver sido concretizado!

SEGUIMOS NA LUTA!






*Algumas fotos nesta matéria foram gentilmente cedidas pela equipe de comunicação do Sinasefe.

Últimas notícias

terça-feira, 17/12/2024 FENASPS e demais entidades do FONASEFE em atividades no congresso para assegurar verbas no orçamento para cumprir acordos assinados com o governo A FENASPS junto com entidades do Fonasefe segue em articulação no Congresso Nacional para garantir o reajuste dos servidores federais, firmado em acordo com ...
sexta-feira, 13/12/2024 Na Câmara, FENASPS frisa necessidade de mobilização contra o arcabouço fiscal A FENASPS participou com destaque de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira, 12 de dezembro, promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara ...
sexta-feira, 13/12/2024 Novo PGD: INSS publica minuta final. FENASPS orienta que categoria não assine pactos ou termos O INSS divulgou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a minuta final do novo Programa de Gestão (PGD) a ser instituído na autarquia para os ...