Fenasps

quarta-feira, 05/04/2023

FENASPS manifesta luto às vítimas do ataque à creche em Blumenau/SC

Na manhã desta quarta-feira, 5 de abril, um homem de 25 anos pulou o muro de creche em Blumenau/SC e iniciou um ataque às crianças no local com uma machadinha. Quatro crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas.

As vítimas fatais foram Bernardo Cunha Machado, de 5 anos; Bernardo Pabst da Cunha, de 4 anos; Larissa Maia Toldo, de 7 anos; e Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos.

A Polícia está apurando se há mais envolvidos no crime. A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática vai apurar se o ataque foi organizado online.

Ódio como política

Santa Catarina foi um dos estados com maior índice de votação (quase 70%) em Jair Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais, realizadas em outubro de 2022. O Estado é conhecido como “reduto de bolsonaristas“.

Infelizmente este ataque é mais um dos terríveis reflexos da política do ódio disseminada durante os últimos quatro anos pelo ex-presidente da República, que cujos seguidores – e até membros do governo – propagaram atitudes e discursos que flertaram abertamente com o fascismo e o neonazismo.

Infelizmente, quanto mais “bolsonarista” é o estado, mais ataques a crianças inocentes acontecem. Precisamos ter em mente que o ex-presidente pode ter sucumbido, mas o bolsonarismo continua encravado nas entranhas do país.

Estamos em luto pelas vítimas de mais um triste e revoltante ataque, e seguiremos em luta contra a política do ódio, a segregação, o negacionismo, e toda forma de violência, marcas registradas do último chefe do Executivo.

Basta de violência!

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...