Fenasps

sexta-feira, 24/03/2023

Via ofício, FENASPS solicita ao MGI reunião em caráter de urgência sobre instabilidades nos sistemas do INSS

A FENASPS protocolou digitalmente nesta sexta-feira, 24 de março, um ofício (confira aqui) à ministra de Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck, solicitando uma audiência em caráter de urgência, para discutir sobre os problemas cotidianos nos sistemas do INSS que vêm acarretando diversos prejuízos funcionais para milhares de servidores e servidoras da autarquia, bem como impedindo o atendimento à população brasileira que depende dos serviços e benefícios da Previdência Social.

No ofício, a FENASPS solicita a participação de representantes da gestão da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), que está sob a gestão do MGI.

A Federação salienta ainda que a gestão federal anterior informou que havia um estoque de cinco milhões de processos represados no INSS. A realidade é que o instituto enfrenta um caos estrutural, e o número de processos que aguardam análise é ainda maior: 7,1 milhões, como demonstra documento apresentado na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Instabilidades recorrentes

FENASPS já havia denunciado as instabilidades recorrentes em nota publicada em fevereiro deste ano. De lá para cá, a situação piorou (clique para ampliar)

Passados três meses do início da nova gestão federal, porém, até o momento não foram apresentadas soluções que reestruturem a autarquia, ao contrário, os processos de trabalho e programas de gestão instituídos nos últimos anos, principal causa dos problemas, demonstraram sua total falência. Atualmente as inconsistências, instabilidades e falta de funcionamento dos sistemas e internet certamente vão ampliar os diversos problemas do instituto.

A Federação, ao final do documento, reiterou o Ofício FENASPS nº 35, que já havia feito a solicitação de audiência na última sexta-feira, 17 de março. Diante da ausência de agendamento e da relevância desta pauta, a FENASPS não teve outra alternativa senão cobrar novamente do MGI.

Somente a luta trará conquistas à classe trabalhadora!

Últimas notícias

terça-feira, 17/12/2024 FENASPS e demais entidades do FONASEFE em atividades no congresso para assegurar verbas no orçamento para cumprir acordos assinados com o governo A FENASPS junto com entidades do Fonasefe segue em articulação no Congresso Nacional para garantir o reajuste dos servidores federais, firmado em acordo com ...
sexta-feira, 13/12/2024 Na Câmara, FENASPS frisa necessidade de mobilização contra o arcabouço fiscal A FENASPS participou com destaque de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira, 12 de dezembro, promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara ...
sexta-feira, 13/12/2024 Novo PGD: INSS publica minuta final. FENASPS orienta que categoria não assine pactos ou termos O INSS divulgou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a minuta final do novo Programa de Gestão (PGD) a ser instituído na autarquia para os ...