Fenasps

sexta-feira, 24/03/2023

Sem discutir com entidades sindicais, Governo publica portaria que redistribui servidores da Funasa

Portaria impõe nova lotação dos servidores para os ministérios da Saúde, das Cidades ou da Gestão e Inovação (clique para ampliar)

Apesar da luta das entidades representativas dos servidores o governo resolver cumprir a Medida Provisória (MP) nº 1.156/2023, que num ato equivocado extinguiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em janeiro deste ano.

Nesta sexta-feira, 23, o Governo publicou a Portaria Interministerial MGI/MCID/MS nº 881, transferindo os servidores da Funasa para os ministérios da Saúde, das Cidades ou da Gestão e Inovação (MGI).

Em e-mail institucional dirigido aos servidores, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, afirma que os novos órgãos para os quais os servidores foram direcionados “realizarão a ambientação dos agentes públicos que passarão a compor seus quadros de pessoal, apresentando suas estruturas e promovendo a acolhida de cada uma e de cada um, de maneira que a transição de funções e atividades para sua nova lotação seja feita com o suporte necessário, garantindo a segurança e a tranquilidade de todas(os)”.

No caso dos aposentados e pensionistas, a nota explicita que a gestão de todas as aposentadorias e pensões da extinta Funasa concedidas até a data de vigência da Portaria ficarão a cargo do Ministério da Saúde.

As entidades sindicais envidarão esforços para a supressão deste artigo da MP nº 1.156/2023, para que seja revertido todo este processo da extinção. A FENASPS orienta a todos(as) os(as) servidores se instruam junto às assessorias dos sindicatos estaduais, caso enfrentem problemas no desempenho do seu trabalho, já que nem todos os Estados tem escritórios ou sedes dos respectivos ministérios.

A luta vai continuar!

Últimas notícias

quarta-feira, 08/01/2025 Servidores(as) públicos(as) unidos pela democracia! Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, lembramos a tentativa de golpe civil-empresarial-militar que ameaçou a nossa democracia, há dois anos, em 2023. O Fórum das ...
sexta-feira, 20/12/2024 Recesso de final de ano: confira o expediente da FENASPS O ano de 2024 foi muito intenso. Debates no Congresso Nacional, mobilizações nas ruas, atividades em Brasília e em várias partes do país, a ...
sexta-feira, 20/12/2024 FENASPS estuda medidas cabíveis contra novo reajuste nos planos da GEAP anunciado para fevereiro de 2025 A FENASPS se reuniu com o diretor-presidente da GEAP, Douglas Figueredo, e demais membros da diretoria nessa terça-feira, 17 de dezembro, a partir de ...