Fenasps

sexta-feira, 24/03/2023

Sem discutir com entidades sindicais, Governo publica portaria que redistribui servidores da Funasa

Portaria impõe nova lotação dos servidores para os ministérios da Saúde, das Cidades ou da Gestão e Inovação (clique para ampliar)

Apesar da luta das entidades representativas dos servidores o governo resolver cumprir a Medida Provisória (MP) nº 1.156/2023, que num ato equivocado extinguiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em janeiro deste ano.

Nesta sexta-feira, 23, o Governo publicou a Portaria Interministerial MGI/MCID/MS nº 881, transferindo os servidores da Funasa para os ministérios da Saúde, das Cidades ou da Gestão e Inovação (MGI).

Em e-mail institucional dirigido aos servidores, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, afirma que os novos órgãos para os quais os servidores foram direcionados “realizarão a ambientação dos agentes públicos que passarão a compor seus quadros de pessoal, apresentando suas estruturas e promovendo a acolhida de cada uma e de cada um, de maneira que a transição de funções e atividades para sua nova lotação seja feita com o suporte necessário, garantindo a segurança e a tranquilidade de todas(os)”.

No caso dos aposentados e pensionistas, a nota explicita que a gestão de todas as aposentadorias e pensões da extinta Funasa concedidas até a data de vigência da Portaria ficarão a cargo do Ministério da Saúde.

As entidades sindicais envidarão esforços para a supressão deste artigo da MP nº 1.156/2023, para que seja revertido todo este processo da extinção. A FENASPS orienta a todos(as) os(as) servidores se instruam junto às assessorias dos sindicatos estaduais, caso enfrentem problemas no desempenho do seu trabalho, já que nem todos os Estados tem escritórios ou sedes dos respectivos ministérios.

A luta vai continuar!

Últimas notícias

quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...
quarta-feira, 14/05/2025 Via ofício, FENASPS solicita suspensão do ciclo de avaliação da GDASS ao presidente do INSS A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS nesta quarta-feira, 14 de maio, solicitando ao novo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, a ...