Fenasps

quarta-feira, 04/01/2023

FENASPS e entidades questionam governo sobre extinção da Funasa

Governo Lula publicou MP logo no primeiro dia da nova gestão (foto: Agência Brasil)

Via ofício protocolado nesta terça-feira, 3 de janeiro, as entidades nacionais FENASPS, Condsef e CNTSS, que representam servidores federais da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), questionaram o governo sobre a extinção do órgão.

A extinção está prevista na Medida Provisória (MP) nº 1.156, publicada já no primeiro dia do governo Lula, o que surpreendeu os servidores da fundação e as entidades sindicais, já que no decorrer de todo o processo de transição do governo, em nenhum momento este tema foi abordado.

De forma imediata, as entidades se articularam e encaminharam o ofício (veja aqui) às ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Saúde, Nísia Trindade, e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

No documento, as entidades reivindicam diálogo imediato com esses ministérios sobre a situação dos(as) servidores(as) ativos e aposentados da Funasa.

As entidades destacaram a importância da fundação na vida da população brasileira que vive nas periferias – desprovidas de amparo social e sem saneamento básico -, as maiores vítimas das endemias.

FENASPS segue na luta em defesa de todos os direitos da classe trabalhadora!

Últimas notícias

terça-feira, 31/01/2023 Plantonistas da FENASPS buscam informações junto ao INSS sobre a compensação da greve de 2022, devolução de 2009 e BMOB/TERF Devido a várias demandas vindas dos estados, na tarde dessa segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Plantão da Diretoria Colegiada da FENASPS solicitaram uma ...
terça-feira, 31/01/2023 Por reajuste salarial, entidades dos SPFs realizam Dia Nacional de Mobilização. Veja como foi Nesta terça-feira, 31 de janeiro, ocorreu a primeira mobilização nacional de Servidores Públicos Federais deste ano de 2023. O Dia Nacional de Mobilização (card ...
terça-feira, 31/01/2023 Fenasps participa de reunião com ministra de Gestão em 30/01, discutindo a retomada das negociações As entidades FONASEFE e FONACATE apresentaram as reivindicações dos/das Servidores e os pontos discutidos nos respectivos fóruns. Apesar de não estar previsto, teve a ...