Fenasps

quarta-feira, 04/01/2023

FENASPS e entidades questionam governo sobre extinção da Funasa

Governo Lula publicou MP logo no primeiro dia da nova gestão (foto: Agência Brasil)

Via ofício protocolado nesta terça-feira, 3 de janeiro, as entidades nacionais FENASPS, Condsef e CNTSS, que representam servidores federais da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), questionaram o governo sobre a extinção do órgão.

A extinção está prevista na Medida Provisória (MP) nº 1.156, publicada já no primeiro dia do governo Lula, o que surpreendeu os servidores da fundação e as entidades sindicais, já que no decorrer de todo o processo de transição do governo, em nenhum momento este tema foi abordado.

De forma imediata, as entidades se articularam e encaminharam o ofício (veja aqui) às ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Saúde, Nísia Trindade, e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

No documento, as entidades reivindicam diálogo imediato com esses ministérios sobre a situação dos(as) servidores(as) ativos e aposentados da Funasa.

As entidades destacaram a importância da fundação na vida da população brasileira que vive nas periferias – desprovidas de amparo social e sem saneamento básico -, as maiores vítimas das endemias.

FENASPS segue na luta em defesa de todos os direitos da classe trabalhadora!

Últimas notícias

quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...
quarta-feira, 10/04/2024 SPFs vão fazer Jornada de Lutas, com marcha a Brasília em 17 de abril, por reajuste em 2024 Nos dias 16, 17 e 18 de abril, acontecerá a Jornada de Luta “Não aceitaremos 0% de reajuste”. Esta mobilização foi deliberada pelo Fórum ...