Fenasps

quarta-feira, 04/01/2023

FENASPS e entidades questionam governo sobre extinção da Funasa

Governo Lula publicou MP logo no primeiro dia da nova gestão (foto: Agência Brasil)

Via ofício protocolado nesta terça-feira, 3 de janeiro, as entidades nacionais FENASPS, Condsef e CNTSS, que representam servidores federais da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), questionaram o governo sobre a extinção do órgão.

A extinção está prevista na Medida Provisória (MP) nº 1.156, publicada já no primeiro dia do governo Lula, o que surpreendeu os servidores da fundação e as entidades sindicais, já que no decorrer de todo o processo de transição do governo, em nenhum momento este tema foi abordado.

De forma imediata, as entidades se articularam e encaminharam o ofício (veja aqui) às ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Saúde, Nísia Trindade, e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

No documento, as entidades reivindicam diálogo imediato com esses ministérios sobre a situação dos(as) servidores(as) ativos e aposentados da Funasa.

As entidades destacaram a importância da fundação na vida da população brasileira que vive nas periferias – desprovidas de amparo social e sem saneamento básico -, as maiores vítimas das endemias.

FENASPS segue na luta em defesa de todos os direitos da classe trabalhadora!

Últimas notícias

terça-feira, 01/07/2025 Militantes da FENASPS e movimentos populares realizam ato no aeroporto de Brasília em defesa do deputado Glauber Braga 1/7 Na manhã desta terça-feira, 01 de julho, a FENASPS e movimentos populares organizados realizaram ato no aeroporto de Brasília, manifestando apoio ao Mandato do ...
segunda-feira, 30/06/2025 Grande ato em defesa do mandato popular de Glauber Braga A Caravana #GlauberFica chega à capital federal para um grande ato público! De lá, vamos em caminhada até o anexo 2 da Câmara dos ...
sexta-feira, 27/06/2025 Jornada de lutas contra a reforma administrativa Não aceitaremos Reformas Administrativas que desmontam os serviços públicos, retiram os direitos dos servidores e prejudicam o acesso da população aos direitos básicos, garantidos ...