Fenasps

segunda-feira, 06/02/2023

Sistemas do INSS permanecem com inconsistências recorrentes e instabilidades, inviabilizando atendimento e análise de benefícios

Dentre os problemas estruturais no INSS, são cotidianas as inconsistências e instabilidades dos sistemas operacionais do instituto, inviabilizando o atendimento à população e a análise dos benefícios, agravando a situação das “filas” dos milhares de benefícios que aguardam análise na Previdência Social.

Além disso, os equipamentos obsoletos e a internet de baixa velocidade em várias unidades pioram o caos estrutural da autarquia. O INSS impõe à população o acesso aos benefícios e serviços por meio de plataformas digitais e propagam uma transformação digital, porém não investe na própria estrutura com tecnologias suficientes para o atender à população.

Os(as) servidores(as) que estão nas modalidades de teletrabalho e semipresencial têm custeado toda a estrutura com computadores, internet e até mesmo mobiliário sem nenhum aporte financeiro. É rotineiro que os sistemas do INSS apresentem lentidão, indisponibilidades e inconsistências.

A precariedade estrutural dos sistemas piora sobremaneira as condições de trabalho e, no caso dos trabalhadores em programa de gestão, sem o devido abatimento de metas, acaba por tornar as jornadas de trabalho ainda mais extensivas, pois o INSS responsabiliza os(as) servidores(as) pela sua falta de infraestrutura.

Por melhores condições de trabalho

É fundamental o investimento na estrutura do INSS com sistemas que concretamente funcionem e condições de trabalho para os(as) servidores(as), para assim possibilitar o atendimento com qualidade à população.

A FENASPS e os seus sindicatos filiados estão na luta por condições dignas de trabalho aos servidores(as) da autarquia e qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Por melhorias na estrutura do INSS!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...