Fenasps

quinta-feira, 06/10/2022

Já reeleito, Lira ameaça retomar PEC 32 na próxima semana

Precisamos nos mobilizar para forçar o arquivamento em definitivo da chamada ‘reforma administrativa’ (imagem: reprodução da internet)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da chamada ‘reforma administrativa’, voltou à tona após o primeiro turno das eleições.

Em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira, 3 de outubro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), reeleito nesse domingo, ameaçou retomar a votação da PEC 32 já a partir da próxima semana (10 a 14 de outubro). Veja o vídeo abaixo:

A medida – que ganhou apelidos como ‘PEC da Rachadinha’, ‘PEC do Retrocesso’ e ‘PEC da Corrupção’ – propõe uma série de ataques aos servidores e servidoras públicos e aos serviços públicos, tornando a população pobre, que mais necessita de políticas públicas de acesso à saúde, educação e previdência públicas, a principal vítima dessa política.

Congresso liberal e reformista

Além disso, Lira afirmou que o Congresso Nacional continuará liberal e reformista para discutir os temas que “importam ao país”. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) fez um estudo sobre a nova composição do parlamento para os próximos quatro anos.

Por isso, as entidades sindicais devem retomar a luta contra a PEC 32 neste fim de ano. A partir do momento em que a PEC 32 foi pautada no Congresso Nacional, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades – a FENASPS dentre elas – realizaram intensa mobilização contra a chamada ‘reforma administrativa’.

Caso seja aprovada, a medida representa o fim dos concursos públicos, da estabilidade de servidores e servidoras, a possibilidade de terceirização na prestação de serviços públicos, entre outros desmontes.

Retomar a luta

Desde abril de 2020, as entidades fizeram diversas atividades, a princípio em mobilizações virtuais, pela internet, para alertar todas e todos sobre os riscos da PEC 32.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a partir do segundo semestre de 2021, as entidades do Fonasefe retomaram as atividades presenciais, e realizaram 14 jornadas de lutas seguidas com atos em Brasília/DF para pressionar os parlamentares pelo arquivamento da medida.

Ao final de 2021, após intensa mobilização, com protestos diários na capital federal, a tramitação da PEC 32 foi suspensa, com sua a retirada de pauta. Mas a luta não acabou: precisamos seguir mobilizados pelo arquivamento definitivo da proposta.

Venha fazer esta luta conosco: diga não à Reforma Administrativa!

Seguiremos juntos na luta por nossos direitos!

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...