Fenasps

quarta-feira, 03/08/2022

Em defesa do Serviço Social no INSS, CNM/FENASPS apresenta a senadores emenda à MP 1.113, aprovada na calada da noite na Câmara

Diante de protestos da Fenasps e de entidades que defendem os direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), a Medida Provisória (MP) nº 1.113/2022 foi aprovada por volta das 23h dessa terça-feira, 2 de agosto, na calada da noite.

Diante disso, os representantes do Comando Nacional de Mobilização (CNM) da FENASPS agiram rápido e buscaram o apoio de senadores e senadoras para defender o Serviço Social no INSS, em grave risco de desmonte, já que a MP 1.113/22 propõe parcerias com entidades públicas e privadas para a realização da avaliação social de PcDs, abrindo as portas à privatização da atividade, privativa de Assistentes Sociais do INSS.

Foram sondados vários senadores (veja nas fotos abaixo), dentre eles Paulo Rocha (PT/PA), Paulo Paim (PT/RS), Flávio Arns (Podemos/PR) e Mara Gabrilli (PSDB/SP). Esta apresentou a Emenda nº 46 à MP 1.113/22 – agora já denominada Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 20 -, suprimindo o seu Artigo 2º, conforme solicitação da Fenasps, impedindo o INSS de firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, que significaria o fim do Serviço Social no INSS.

Na Emenda nº 46, a senadora pondera que delegar tarefa dessa envergadura a particulares é o mais conveniente e oportuno para a administração pública, em vez de se debater alternativas para aumento da capacidade de atendimento pelo próprio INSS.

A MP 1.113/22 está na pauta de votações do Plenário no Senado, e tem grande chance de ser apreciada ainda na noite desta quarta-feira, 3 de agosto. Confira aqui a lista de senadores em exercício e pressione os parlamentares do seu Estado a aprovar a Emenda nº 46!

Em defesa do Serviço Social no INSS!

Antes da aprovação da MP 1.113/22 na Câmara, o deputado federal Glauber Braga fez um depoimento no Plenário em defesa do Serviço Social no INSS, e de seus trabalhadores e trabalhadoras. Assista abaixo:

Ainda que não seja aprovada nesta quarta-feira, 3 de agosto, a MP 1.113/22 seguirá na pauta de votações do Plenário no Senado. Veja abaixo a avaliação do CNM/FENASPS sobre a tramitação da MP no Congresso.

A luta continua!

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...