Fenasps

segunda-feira, 20/06/2022

Servidores(as) do Ministério da Saúde suspendem greve

Os servidores do Ministério da Saúde (MS) nos Estados PR, ES e MG que paralisaram suas atividades suspenderam a greve, após compromisso do ministério em autorizar a compensação do período de paralisação – podendo ser feito por horas ou mutirão.

O compromisso foi firmado em reunião em que participaram o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Dias, e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do ministério (Cogep/MS), Danielle Magalhães com a Fenasps – representada pelos diretores Carlos Roberto dos Santos, Laurizete Gusmão e Lincoln Ramos – no último dia 8 de junho. Veja abaixo as fotos da reunião (clique nas imagens para ampliar):

A exemplo das negociações ocorridas na greve do INSS e do Ministério do Trabalho, nas quais houve o reconhecimento formal do direito de greve, foi aplicada a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 54, de 20 de maio de 2021. O Ministério da Saúde fará devolução dos valores descontados, bem como suspender quaisquer descontos referentes à greve da categoria realizada a partir de 23 de março de 2022.

O Comando Nacional de Mobilização da FENASPS encaminhou o Ofício nº 109/2022, solicitando a instalação dos grupos de trabalho ou comitês, para tratar das questões específicas da categoria que não impliquem em impactos financeiros.

Apesar da greve não ter conseguido paralisar atividades em todo o país, o movimento dos servidores e servidoras do Ministério da Saúde foi importante porque recolocou na ordem do dia a pauta dos(das) trabalhadores(as). É urgente que os sindicatos mobilizem a base, em todos os Estados, para fortalecer a luta no atendimento das reivindicações.

O papel de todos(as) é construir esta luta intensificando a mobilização do conjunto da categoria!

Últimas notícias

sexta-feira, 24/06/2022 CNM da Fenasps realiza atividades no Congresso e cobra governo sobre o cumprimento do acordo de greve. Veja o resumo da semana (20 a 24/6) Nesta semana (20 a 24 de junho), o Comando Nacional de Mobilização (CNM) da Fenasps realizou diversas atividades no Congresso Nacional e em audiências ...
sexta-feira, 24/06/2022 Pedindo justiça por Bruno e Dom, Fenasps participa de ato dos servidores da Funai em Brasília A Fenasps participou, nessa quinta-feira, 23 de março, de um ato em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, em ...
quinta-feira, 23/06/2022 Mutirões aos fins de semana e suspensão das férias: veja orientação do CNM da Fenasps A Fenasps recebeu relatos de servidores e servidoras do INSS de diversas regiões do país quanto à convocação para trabalho aos sábados nas Agências ...