Fenasps

segunda-feira, 20/06/2022

Servidores(as) do Ministério da Saúde suspendem greve

Os servidores do Ministério da Saúde (MS) nos Estados PR, ES e MG que paralisaram suas atividades suspenderam a greve, após compromisso do ministério em autorizar a compensação do período de paralisação – podendo ser feito por horas ou mutirão.

O compromisso foi firmado em reunião em que participaram o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Dias, e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do ministério (Cogep/MS), Danielle Magalhães com a Fenasps – representada pelos diretores Carlos Roberto dos Santos, Laurizete Gusmão e Lincoln Ramos – no último dia 8 de junho. Veja abaixo as fotos da reunião (clique nas imagens para ampliar):

A exemplo das negociações ocorridas na greve do INSS e do Ministério do Trabalho, nas quais houve o reconhecimento formal do direito de greve, foi aplicada a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 54, de 20 de maio de 2021. O Ministério da Saúde fará devolução dos valores descontados, bem como suspender quaisquer descontos referentes à greve da categoria realizada a partir de 23 de março de 2022.

O Comando Nacional de Mobilização da FENASPS encaminhou o Ofício nº 109/2022, solicitando a instalação dos grupos de trabalho ou comitês, para tratar das questões específicas da categoria que não impliquem em impactos financeiros.

Apesar da greve não ter conseguido paralisar atividades em todo o país, o movimento dos servidores e servidoras do Ministério da Saúde foi importante porque recolocou na ordem do dia a pauta dos(das) trabalhadores(as). É urgente que os sindicatos mobilizem a base, em todos os Estados, para fortalecer a luta no atendimento das reivindicações.

O papel de todos(as) é construir esta luta intensificando a mobilização do conjunto da categoria!

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...