Fenasps

sexta-feira, 13/05/2022

Mobilização da categoria e articulação do CNG no Congresso forçam governo a apresentar proposta para resolução da Greve

Representantes do Comando Nacional de Greve da Fenasps se reúnem com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira
Representantes do Comando Nacional de Greve da Fenasps se reúnem com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira (clique para ampliar)

Após o grande ato na manhã dessa quarta-feira, 11 de maio – quando centenas de servidores do Seguro e da Seguridade Social ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em uma demonstração de força e comprometimento coletivo – representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps foram recebidos em uma audiência com o ministro do Trabalho e Previdência (MTP), José Carlos Oliveira, e como presidente do INSS, Guilherme Serrano.

O CNG da Fenasps foi representado por Moacir Lopes, Daniel Emmanuel, Thaize Antunes, Gilberto Silva, Valmir Braz e Luciano Véras. Veja abaixo mais fotos da reunião.

Esta reunião, que ocorreu à tarde dessa quarta, 11, foi solicitada pelos deputados federais Mauro Nazif (PSB/RO), Carlos Veras (PT/SP) e Érika Kokay (PT/DF) e por sua vez foi consequência direta do incansável trabalho de corpo a corpo realizado pelos integrantes do CNG no Congresso Nacional, nos meses de abril (relembre aqui e aqui) e maio. Confira aqui um dos ofícios que foi protocolado junto aos parlamentares com a exposição dos motivos pelos quais os servidores do INSS deflagraram a greve no último dia 23 de março.

Mais relevante ainda que a pressão nos parlamentares na busca por apoio para a resolução da greve foi a mobilização da categoria. A relevante e crescente adesão à greve de servidores(as) do INSS e dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência foi determinante para forçar o governo a negociar as pautas dos servidores. É como diz o lema: sem luta, não há vitória!

Compromisso do MTP

Na reunião no MTP, o ministro Oliveira se comprometeu a encaminhar uma minuta de Projeto de Lei (PL) para a Casa Civil avalizando a Carreira do Seguro Social como típica de Estado, estabelecendo como critério mínimo de admissão para o cargo de Técnico do Seguro Social escolaridade de nível Superior.

Ainda, o ministro Oliveira se comprometeu que o MTP enviará ao Ministério da Economia a proposta de recomposição do Vencimento Básico (VB) dos servidores do Seguro Social, de acordo com o que foi construído conjuntamente pela Fenasps e demais entidades sindicais e o próprio INSS. Confira abaixo o documento assinado pelo ministro do Trabalho e Previdência.

Aval do INSS

Após a reunião na tarde dessa quarta, 11, os servidores presentes em Brasília, vindos de caravanas de diversas partes do país, seguiram em peso à sede do INSS, em uma agenda específica com o presidente do INSS, que estava presente na reunião realizada no MTP, pouco antes. Confira as fotos da mobilização:

Nesta reunião com o presidente do INSS (veja fotos abaixo), Serrano ratificou a proposta do ministro Oliveira e se comprometeu a buscar apoio dentro do governo para que as promessas do MTP sejam cumpridas.

Ao final desta reunião, como já estava se aproximando do início da noite, ficou acertada que no dia seguinte (12 de maio), a Fenasps seria recebida novamente para apresentar a proposta de recomposição do VB para os servidores do INSS.

Quando os representantes do CNG saíram da reunião e deram os informes para a categoria que ali aguardava o encerramento, eles foram recebidos com grande estardalhaço, com direito a velas, para a vigília, e sinalizadores. Não é ainda o final da greve, mas é um grande avanço nas negociações desta greve que já dura mais de 50 dias. Rumo à vitória!

Respeita a nossa história: é greve até a vitória!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...