Fenasps

quarta-feira, 30/03/2022

Ministro Onyx Lorenzoni mente outra vez

Charge: Nando Motta

Nessa terça-feira, 29 de março, a população brasileira ouviu estarrecida na emissora Jovem Pan News mais uma mentira de um ministro deste governo, dizendo que o INSS tem condições de trabalho, seus servidores são valorizados e que a greve tem cunho político para prejudicar o governo. Assista abaixo ao trecho da entrevista:

Porém, faltou a este governo ter coragem de assumir que o INSS tem mais de dois milhões e oitocentos e cinquenta mil processos em uma fila virtual gigantesca; e que as agências estão sem trabalhadores(as), com uma defasagem de cerca de 23 mil servidores(as), prejudicando de forma determinante o atendimento à população.

Com a perda do quadro funcional, o governo impôs metas de produtividade que causaram imenso adoecimento da categoria. Para ilustrar esse cenário, a Fenasps buscou dados do próprio governo, que indicavam que, em 2019, cerca de 64% dos servidores se afastaram do trabalho por motivo de adoecimento.

É fundamental ressaltar que a fila de espera na Previdência Social se deve à irresponsabilidade do governo de não resolver os problemas estruturais do INSS e não à greve deflagrada em 23 de março.

Não é novidade que o INSS enfrenta problemas estruturais, que se aprofundaram nos últimos anos. Se o Sr. ministro não tem conhecimento do nível de sucateamento das agências, informamos que várias Agências da Previdência Social (APS) espalhadas pelo país não dispõem sequer de água para os servidores(as) e a população.

O ministro expôs que valoriza os servidores, contudo não há reposição das perdas inflacionárias desde de 2017, nem mesmo o acordo de greve de 2015, previsto na Lei nº 13.324/2016, que estabeleceu compromisso para resolver os problemas das condições de trabalho com a instalação do Comitê Gestor da Carreira.

Mais uma vez, o governo não cumpriu o que acordou e os servidores e servidoras do INSS não tem nem sequer uma carreira digna! Nesse sentido, a greve deflagrada no último dia 23 março exprime que os servidores(as) estão no limite!!

A situação do INSS, a maior autarquia desse país, cujos servidores são responsáveis pelo reconhecimento de direitos previdenciários e assistenciais que mantêm a subsistência de milhares de famílias, é de total caos.

Negociação, já!

A precarização das condições de trabalho dos servidores; a falta de investimento nas estruturas das unidades do INSS; o corte de R$ 1 bilhão dos recursos que mantêm o instituto; a redução no atendimento aos canais remotos; e a restrição do atendimento presencial à população compõem um projeto do governo de destruir a Previdência Social pública e entregá-la aos grandes capitais.

Os servidores(as) do INSS, em greve, exigem que o governo abra um processo concreto de negociação com relação às perdas inflacionárias, às condições de trabalho e à valorização da carreira.

Dentre as pautas está também a valorização do Serviço Público (por meio do arquivamento da PEC 32 e a revogação da Emenda 95/2016); o atendimento digno à população – para tanto é necessária a contratação de servidores por meio de concurso público – bem como o devido investimento nas estruturas das agências do INSS.

Por fim, a FENASPS salienta que a greve é em defesa do INSS e em defesa da
Previdência Social pública e dos direitos da classe trabalhadora.

Comando Nacional de Greve/FENASPS

Baixe aqui esta nota em formato pdf.

Últimas notícias

sexta-feira, 28/03/2025 Autocrática, antidemocrática e perversa são características da gestão Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS Mais uma vez, de forma autocrática, antidemocrática e perversa com os(as) trabalhadores(as) e com a população que busca o direito ao Serviço Social e ...
sexta-feira, 28/03/2025 FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, ...
quarta-feira, 26/03/2025 FENASPS e entidades do Fonasefe se reúnem no MGI por celeridade no pagamento do reajuste previsto nos acordos de 2024 A FENASPS e demais entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs) se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão ...