Fenasps

segunda-feira, 28/03/2022

Ao menos 22 unidades da federação estão com greve no INSS. Veja o balanço do CNG/Fenasps desta segunda, 28

Servidores do INSS de pelo menos dois estados – Acre e Sergipe – aderiram à greve nesta segunda-feira, 28 de março. Com isso, já são 23 unidades federativas (21 estados e o Distrito Federal) com paralisação de atividades no INSS, e em pelo menos três com greve no Ministério do Trabalho: Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O levantamento feito pelo Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps apontou de greve no INSS nos Estados: AC – AP – AL – BA – CE – ES – GO/TO – MG – MT – MS – PA – PE – PR – PI – RN – RS – RO – SC – SP – SE e no DF.

Nos estados em que não ainda foi registrado movimento paredista (AM, PB, RJ e RR), os trabalhadores(as) e suas respectivas entidades sindicais estão em mobilização. Na Paraíba (PB), houve assembleia nessa sexta-feira, 25, enquanto no Rio de Janeiro a assembleia (realizada presencial e virtualmente) sobre a greve será nesta quarta-feira, 30 de março.

Manifestações pelo Brasil

Os trabalhadores(as) seguem realizando atos em todo o país, seja em piquetes de greve em frente a Agências da Previdência Social (APS), seja em atos nas Superintendências do INSS.

Na última sexta-feira, 25 de março, houve um grande ato em frente à Superintendência do INSS Sudeste I, em São Paulo/SP, onde os grevistas subiram as escadarias até o terceiro andar e, gritando palavras de ordem, fizeram com que o superintendente recebesse a categoria (foto abaixo). Saiba mais no site do Sinsprev/SP.

Confira mais fotos de atos pelo país:

Acre (AC)

Servidores do INSS entraram em greve e a paralisação suspendeu o atendimento presencial em várias cidades. De acordo com as entidades sindicais, os servidores não faziam greve há 5 anos, mas as condições de trabalho ficaram insustentáveis. As informações são da Agência Brasil.

Amapá (AP)

Os servidores do INSS no Estado do Amapá fizeram uma paralisação de alerta, no dia 25 de março de 2022, às 9 horas, em apoio a greve geral da categoria, que acontece em todo o país. A greve permanece nesta semana. Saiba mais no site do Sindsep/AP.

Minas Gerais (MG)

Houve ato na Superintendência Regional do INSS em Belo Horizonte (SRII) nesta segunda-feira, 28 de março. Veja as fotos abaixo:

Paraná (PR)

Na APS João Candido, em Londrina, os servidores pararam completamente. “A nossa pauta também é em defesa da população, com atendimento de qualidade. Solicitamos a realização de concurso público, porque a nossa pauta é a defesa do atendimento digno da população e pra isso precisamos de condições de trabalho. A Previdência Social é um direito do trabalhador e da trabalhadora e estamos defendendo esse direito”, disse Viviane Peres, diretora da Fenasps. As informações são do portal Tarobá News. As fotos são de piquetes de greve realizados em Londrina.

Pernambuco (PE)

Em Pernambuco, segundo o Sindsprev, há cerca de 700 servidores do INSS. No Estado, existem quase 90 agências e a greve afeta todas as unidades. As informações são da Folha PE.

Piauí (PI)

No estado, segundo Antônio Machado, presidente do Sintsprevs/PI, “a adesão já alcança 70% das agências”. Considerando os servidores e servidoras das agências, aí a adesão já chega a 90%, principalmente nos maiores municípios, como, Teresina, Picos, Parnaíba e Campo Maior, informa Machado. Saiba mais no site do Sintsprevs/PI.

Rondônia (RO)

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiram à greve nacional por reajuste salarial e suspenderam os atendimentos em várias cidades de Rondônia. As informações são do Portal G1.

Sergipe (SE)

Os servidores do INSS estão em GREVE em função de todo o sofrimento que o povo brasileiro, tanto os contribuintes quanto os cidadãos idosos e com deficiência em situação de pobreza, vem passando, ao não ter os seus direitos reconhecidos dentro de um tempo aceitável. Saiba mais no site do Sindiprev/SE. Veja fotos de ato realizado em Aracaju/SE, nesta segunda-feira, 28:

Últimas notícias

sexta-feira, 24/06/2022 CNM da Fenasps realiza atividades no Congresso e cobra governo sobre o cumprimento do acordo de greve. Veja o resumo da semana (20 a 24/6) Nesta semana (20 a 24 de junho), o Comando Nacional de Mobilização (CNM) da Fenasps realizou diversas atividades no Congresso Nacional e em audiências ...
sexta-feira, 24/06/2022 Pedindo justiça por Bruno e Dom, Fenasps participa de ato dos servidores da Funai em Brasília A Fenasps participou, nessa quinta-feira, 23 de março, de um ato em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, em ...
quinta-feira, 23/06/2022 Mutirões aos fins de semana e suspensão das férias: veja orientação do CNM da Fenasps A Fenasps recebeu relatos de servidores e servidoras do INSS de diversas regiões do país quanto à convocação para trabalho aos sábados nas Agências ...