Fenasps

quarta-feira, 16/03/2022

SPFs ocupam Esplanada dos Ministérios em luta por recomposição salarial e abertura de negociação

Fenasps contou com participação expressiva de dirigentes e da sua base no Ato Nacional realizado nesta quarta-feira, 16 (clique para ampliar)

Os Servidores Públicos Federais (SPFs) novamente mostraram capacidade de união e força no Ato Nacional realizado em Brasília nesta quarta-feira, 16 de março.

Representantes de várias categorias do funcionalismo público, vindos de todas as regiões do país, participaram de uma marcha que saiu do Espaço do Servidor em direção ao Bloco P do Ministério da Economia, onde o ministro Paulo Guedes despacha.

Pela base da Fenasps, participaram militantes dos estados de BA, PA, PR, RJ, RS, SC, SP, além do Distrito Federal. Segundo a organização, ao menos cinco mil pessoas participaram da marcha. Veja mais fotos na galeria abaixo:

A principal reivindicação dos SPFs é por um reajuste emergencial de 19,99%, alíquota que representa as perdas salariais apenas dos últimos três anos – se for considerada a defasagem salarial desde 2011, este índice chega a quase 50%. Outros pontos estão na pauta, como melhorias de condições de trabalho, arquivamento da PEC 32 (a chamada “reforma administrativa”) e a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, do “teto de gastos”.

Além de demonstração de força e unidade, o ato nacional serviu como um ultimato ao governo, que não deu resposta à pauta protocolada em janeiro deste ano. Se o governo não negociar, as entidades sindicais orientam construção de greve por tempo indeterminado a partir de 23 de março!

A diretora da Fenasps, Lídia de Jesus, deu o recado a todos os presentes no ato. Assista abaixo:

Vigília

Confirmando sua covarde postura, o Governo Federal não recebeu nenhum dos representantes das entidades do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) presentes no ato desta quarta-feira, 16.

Diante desta ausência completa de indicativo, por parte do governo, em abrir uma mesa de negociação, os servidores(as) públicos(as), seguindo orientação do Fonasefe, farão uma vigília em frente ao Ministério da Economia, para pressionar o Governo Federal a estabelecer um canal de negociação sobre as pautas dos SPFs.

A luta continua!

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...