Fenasps

quinta-feira, 10/03/2022

Fenasps pressiona Governo Federal para avançar com a pauta emergencial dos servidores do INSS

Com presença dos diretores Djalter Rodrigues (RN) e Thaize Antunes (SP), a Fenasps esteve presente em mais uma reunião importante em Brasília para pressionar pelo avanço da pauta emergencial dos servidores(as) do INSS.

O encontro aconteceu no Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) nessa quarta-feira, 9 de março, e, além ministro da pasta, Onyx Lorenzoni, também estava presente o presidente do INSS, José José Carlos Oliveira, além de representantes técnicos de ambos órgãos.

Clique na imagem para ampliar (Crédito das fotos: assessoria técnica do Ministério do Trabalho e Previdência)

Coube aos representantes da FENASPS a defesa dos pleitos da categoria que já tinham sido entregues ao ministro na reunião anterior, em 2 de fevereiro.

Dentre as reivindicações estão a correção da tabela do Vencimento Básico (VB), a manutenção da proposta orçamentária de R$ 1 bilhão para o INSS e a constituição imediata do comitê gestor da carreira do Seguro Social.

A realização de novo concurso para recomposição do quadro e a devolução dos valores descontados referentes à greve de 2009 também entraram em pauta.

Avaliação

Os diretores da Fenasps Djalter Rodrigues e Thaize Antunes participaram de uma live (transmissão ao vivo) logo após o término da reunião e avaliaram os tópicos debatidos no encontro realizado no ministério. Assista abaixo:

Ficou agendada uma nova reunião que deve acontecer no dia 25 deste mês, para que o Governo apresente respostas para cada uma das questões colocadas acima.

Mobilizar-se é preciso

Enquanto isso, a categoria segue mobilizada para promover novos atos na construção da greve por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março, em conjunto com os demais Servidores Públicos Federais (SPFs), firme no objetivo de ser atendida.

A Fenasps, seus sindicatos filiados e as demais entidades presentes na mesa exigem o compromisso do ministro para requerer junto ao presidente da República o atendimento das reivindicações, principalmente o reajuste do VB do INSS.

Além da Fenasps, também participaram da reunião no MTP representantes da CNTSS e do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social veiculados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Últimas notícias

terça-feira, 13/01/2026 FENASPS COBRA EXPLICAÇÕES DO INSS E EXIGE REVOGAÇÃO IMEDIATA DE QUALQUER IMPOSIÇÃO DE TRABALHO AOS FINAIS DE SEMANA A FENASPS cobrou explicações formais da Presidência do INSS e exigiu a revogação imediata de qualquer orientação que imponha aos servidores trabalho aos finais ...
sexta-feira, 09/01/2026 INSS TENTA IMPOR TRABALHO AOS FINAIS DE SEMANA PARA REPOR PERÍODO DE PARALISAÇÃO DO SISTEMA A FENASPS e sindicatos filiados estão recebendo relatos de servidores de diversas regiões do país informando que os sistemas do INSS ficarão fora do ...
domingo, 04/01/2026 REPUDIAMOS A INTERVENÇÃO IMPERIALISTA NA VENEZUELA O governo imperialista dos Estados Unidos ataca um país soberano que detém a maior reserva de petróleo do mundo, sequestrando o presidente democraticamente eleito, ...