Assédio institucional: quase mil episódios registrados contra servidores nos últimos dois anos
Segundo dados da Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca), foram registrados quase mil casos de assédio institucional contra servidores(as) públicos(as) no país, apenas nos dois últimos anos.
A maior concentração desses episódios está em órgãos relacionados ao meio ambiente e ao Ministério da Saúde. Vale ressaltar a escalada do assédio institucional nesses órgãos, justamente com o atual governo, que foi o que mais desmatou na última década, que negligenciou a ciência durante a pandemia e que não tem apreço pela democracia.
Ainda é importante considerar que muitos casos de assédio moral não são denunciados, seja por medo de represálias, seja pela insegurança que um trabalho marcado por metas cada vez mais inatingíveis pode causar. Ou seja, se os números acima são altos, a subnotificação pode torná-los ainda mais impactantes
SOS Serviço Público
O Fonasefe e as entidades sindicais que o compõem, dentre elas a Fenasps, lançaram no último dia 18 de agosto, a campanha SOS – Salve O Serviço Público, com objetivo de aumentar o engajamento da população sobre o tema da chamada ‘reforma administrativa’, que, caso seja aprovada, acarretará no desmonte dos serviços públicos para a população.
Acompanhe a Fenasps no Facebook e Twitter, e veja também a página do Fonasefe nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).
Diga não à reforma administrativa!