Fenasps

quinta-feira, 19/08/2021

#18A: manifestações em todo o país contra a PEC 32 e pelo ‘Fora Bolsonaro’ marcam o dia 18 de agosto

18 de agosto de 2021 é um dia que ficará para a história! Mesmo com todas as dificuldades impostas pela Covid-19, as entidades sindicais e demais movimentos sociais conseguiram levar milhares de trabalhadores e trabalhadoras do Setor Público – das esferas federal, estadual e municipal – e Privado para realizar manifestações em todas as capitais brasileiras e em 50 outras cidades neste dia nacional de mobilizações.

Em Brasília, os trabalhadores se reuniram em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados (clique para ampliar). Confira também o vídeo abaixo:

Além de um dia de Greve Geral no funcionalismo, o 18 de agosto – Dia Nacional Protestos e Paralisações, organizado pelas centrais sindicais do país – foi convocado para rechaçar a chamada ‘reforma administrativa’ (PEC 32) e gritar “Fora, Bolsonaro e Mourão“, contra a privatização das estatais e a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Vacina, comida, emprego

Com a Reforma Administrativa (PEC 32), Jair Bolsonaro e Paulo Guedes pretendem acabar com os serviços públicos, entregando a Saúde, a Educação e a Segurança aos interesses de grupos privados, e esses direitos, públicos e universais, podem ser cobrados.

Além da luta contra a PEC 32, os manifestantes ainda reivindicam vacina para todas e todos no país; auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600, já que ninguém aguenta mais tanta fome e miséria; garantia de empregos e a manutenção dos direitos da classe trabalhadora; assim como a defesa das liberdades democráticas.

SOS Serviço Público

As manifestações desta quarta-feira, 18, marcam também o início da campanha SOS SERVIÇO PÚBLICO, que pretende aumentar o engajamento da população sobre o tema da chamada ‘reforma administrativa’, que, caso seja aprovada, acarretará no desmonte dos serviços públicos para a população.

A enorme faixa, com os dizeres Viva o SUS, SOS Serviço Público e Contra a PEC32, foi exibida na Praça da Bandeira, centro de São Paulo/SP (clique para ampliar)

No centro da cidade de São Paulo/SP, uma enorme faixa (foto acima), de mais de 50 metros, foi usada para marcar o lançamento da campanha SOS Salve O Serviço Público.

Confira abaixo a cobertura dos atos no país, começando pela capital federal.

Distrito Federal (DF)

Os servidores(as) se reuniram em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, para cobrar dos(as) parlamentares uma posição contrária às medidas que atacam servidores e servidoras e retiram direitos da classe trabalhadora, em especial a PEC 32.

Antes da concentração na Câmara, a Fenasps também se integrou a uma passeata que saiu da Esplanada dos Ministérios em direção à Praça dos Três Poderes, onde os manifestantes gritaram palavras de ordem em frente ao Palácio do Planalto.

Fenasps e outras entidades sindicais ocupam a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Veja abaixo o vídeo (clique para ampliar)

A Fenasps esteve presente neste ato, que contou com a participação de diversas outras entidades sindicais, além de movimentos sociais, como o MRP, coletivo que luta pela moradia no Distrito Federal. Confira abaixo mais fotos:

Ceará (CE)

Servidores se concentraram na Praça da Imprensa, em Fortaleza (CE). Foto: reprodução/Sinprece (clique para ampliar)

O Sinprece seguiu para mais uma luta em defesa do serviço público e contra a PEC 32 nesta quarta-feira (18), na Praça da Imprensa, no Dia Nacional de Paralisação no Serviço Público.

Saiba mais no Facebook do Sinprece.

Espírito Santo (ES)

O Sindprev-ES e outras entidades somaram forças no ato realizado pelos servidores municipais contra a Reforma da Previdência de Vitória/ES. Foto: reprodução Sindprev-ES (clique para ampliar)

Nos atos do dia de luta, o Sindprev-ES marcou presença em uma passeata que aconteceu em Vitória neste dia 18. A passeata saiu da praça Jucutuquara, no bairro de mesmo nome, e seguiu em direção à Prefeitura Municipal de Vitória, em Bento Ferreira.

Saiba mais no Facebook do Sindprev-ES.

Goiás/Tocantins (GO/TO)

Ato em Goiânia também denunciou a MP 1045 que, na prática, é mais uma reforma trabalhista. Foto: reprodução Sintfesp-GO/TO (clique para ampliar)

O ato em Goiânia/GO foi realizado em frente à Assembleia Legislativa de Goiás, na manhã desta quarta-feira, 18. Presentes, além do Sintfesp-GO/TO, lideranças de dezenas de entidades democráticas, sindicais e populares.

Saiba mais no Facebook do Sintfesp-GO/TO.

Maranhão (MA)

Clique para ampliar (reprodução: Sintsprev-MA)

O ato para a capital maranhense, São Luís, foi convocado para a Praça Deodoro, no centro da cidade, às 16h. Até o fechamento desta matéria não havia material disponível. Mas o sindicato fez a chamamento para a atividade (banner acima).

Saiba mais no site do Sintsprev-MA.

Mato Grosso do Sul (MS)

Foto: reprodução CUT/Brasil (clique para ampliar)

Em Campo Grande, a concentração para o ato aconteceu às 9h em frente à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O Sintsep-MS fez a convocação para o ato em sua página no Facebook.

Minas Gerais (MG)

Ato em Belo Horizonte começou na tarde desta quarta, 18, e seguiu noite adentro! Foto: reprodução CSP/Conlutas (clique para ampliar)

O ato de Belo Horizonte (MG) reuniu servidores públicos em greve geral, trabalhadores dos Correios em greve de advertência e trabalhadores do setor privado em dia nacional de protesto e paralisações. Presentes diversas centrais e entidades sindicais, dentre elas o Sintsprev-MG.

Veja mais fotos aqui.

Pará (PA)

Ato em Belém, na manhã desta quarta, 18. Foto: reprodução Sintprevs-PA (clique para ampliar)

Em Belém (PA), o Dia Nacional de Lutas começou às seis horas da manhã no Porto Miramar, com panfletagem dos petroleiros contra as privatizações. Também houve ato na capital, Belém (foto acima).

Veja mais fotos no Facebook do Sintprevs-PA, aqui e aqui.

Paraná (PR)

Confira o vídeo com a chamada para a Greve Geral no link abaixo. Reprodução: Sindprevs-PR

O diretor da Fenasps e do Sindprevs-PR, Moacir Lopes, fez a convocação para o ato. Veja a íntegra do vídeo neste link.

Saiba mais no Facebook do Sindprevs-PR.

Piauí (PI)

Inácio Schuck, dirigente do Sindicato, declarou que o protesto chamou atenção da sociedade para o desmonte que o governo Bolsonaro quer fazer dos serviços públicos. Foto: reprodução Sintsprevs-PI (clique para ampliar)

Em Teresina, o ato de protesto dos servidores e dirigentes sindicais com representações em nível federal, estadual e municipal, aconteceu a partir das 8 h, na praça da Liberdade, no centro da capital piauiense.

Saiba mais no site do Sintsprevs-PI.

Rio de Janeiro (RJ)

Centenas de representantes de diversos sindicatos e movimentos sociais fazem ato na capital fluminense. Foto: Cléber Mendes/O Dia (clique para ampliar)

Servidores públicos das três esferas, trabalhadores de estatais e de categorias do setor privado protestaram na Candelária, centro do Rio, a partir das 16h, de onde saíram em passeata até o prédio da Alerj.

O Sindsprev/RJ fez a convocação: saiba mais.

Rio Grande do Norte (RN)

Em Natal, o movimento foi iniciado em frente ao INSS da rua Apodi e seguiu até a Praça Sete de Setembro. Foto: reprodução Sindprevs-RN (clique para ampliar)

Em um grande movimento chamado pelas Centrais Sindicais de todo Brasil neste 18 de agosto, trabalhadores do país estiveram reunidos em protestos e paralisações na Greve Geral das Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público. No Rio Grande do Norte, o Sindprevs/RN participou de atividades em Natal e Mossoró.

Saiba mais no site do Sindprevs-RN.

Rio Grande do Sul (RS)

Trabalhadores mobilizados fazem ato no centro de Porto Alegre/RS. Foto: reprodução Sindisprev-RS (clique para ampliar)

O sindicato participou de ato de rua no centro de Porto Alegre, no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), também na capital gaúcha, e também em Santa Maria.

Veja mais fotos no Facebook do Sindisprev-RS.

Santa Catarina (SC)

Foto: reprodução CSP/Conlutas (clique para ampliar)

Em Florianópolis (SC), as ruas também foram palco de manifestação contra a reforma administrativa e demais ataques do governo genocida e corrupto de Bolsonaro nesta quarta.

São Paulo (SP)

Base do sindicato marca presença em ato no centro da capital paulista. Foto: reprodução Sinsprev (clique para ampliar)

Neste dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação, 18 de agosto de 2021, o Sinsprev/SP, e suas Delegacias Regionais, esteve junto na luta com os demais sindicatos e movimentos para barrar a PEC 32 e todos os ataques aos trabalhadores e pelo ‘fora Bolsonaro’. Além da capital – no centro e na UPA da Comunidade Heliópolis – o Sinsprev realizou atos em Araraquara, Barretos, Campinas, Ribeirão Preto e Santos.

Saiba mais no site do Sinsprev-SP.


*Com informações do Fonasefe, CSP/Conlutas e CUT.

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...