Fenasps

quinta-feira, 15/04/2021

Via CGNAD, gestão do INSS faz proposta que pode efetivamente reduzir salários dos servidores da autarquia!

Presidente do INSS quer reduzir salários vinculando a GDASS a metas individuais (arte: reprodução)

Nesta quinta-feira, 15 de abril de 2021, houve uma reunião do Comitê de Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho (CGNAD). Ocorre que, no dia 6 de abril, o INSS apresentou uma proposta de modificação na mensuração da GDASS, em que a parcela individual de 10 pontos fosse medida pela produtividade, atrelada ao cumprimento de metas.

A Fenasps solicitou a formalização desta proposta e outros documentos para análise. Mesmo sabendo do agendamento da reunião do comitê nesta quinta, 15, o INSS encaminhou somente na noite da quarta-feira, 14, uma minuta desta proposta e uma apresentação. Confira aqui a proposta do INSS.

Na tarde desta quinta, 15, a Fenasps e outras entidades que possuem assento no CGNAD solicitaram a suspensão da reunião que ocorreria no mesmo dia, e o adiamento das discussões, uma vez que a bancada de trabalhadores não teve tempo hábil para analisar a proposta ou sequer submetê-la à categoria.

Recrudescimento da pandemia

As representantes da Fenasps no CGNAD reiteraram a total inadequação de uma alteração na aferição da GDASS no período de absoluto descontrole da pandemia, com mais de 3,5 mil mortes registradas por Covid-19 diariamente.

A federação solicitou ainda o levantamento, no período de um ano, com todos os servidores(as) do país, para aferirmos, efetivamente, quantos(as) conseguem atingir as metas. A Fenasps requereu também um parecer da procuradoria do INSS sobre uma alteração no decreto que seria feita por meio de uma portaria. Ouça abaixo mensagem gravada em áudio da diretora da Fenasps, Rita de Cássia Assis, a Ritinha:



Premissa errada

Fica evidente que a atual gestão do INSS prefere se basear em uma nota do Tribunal de Contas de União (TCU) de 2014, quando ainda não havia sido promulgada a Lei 13.324/2016, que fixou a GDASS em 70 pontos, e portanto parte desta premissa equivocada para analisar a gratificação, desconsiderando o que diz a referida lei.

A FENASPS vai discutir o tema nos respectivos tribunais e TCU à luz destes fatos? O Governo faz chantagem para botar pressão sobre os(as) servidores(as), pois a política de pontuação e metas começa a “fazer água” já que o total de processos acumulados na lista virtual já ultrapassou 1,8 milhão.

Convocamos a categoria a ficar atenta e mobilizada em relação a esse processo. Não podemos aceitar perdas de direitos, e nenhuma forma de redução salarial!

Todos(as) rumo à mobilização e à organização da greve!

Últimas notícias

terça-feira, 09/04/2024 Diante da pressão dos SPFs, governo antecipa reunião da MNNP Após fortalecimento da mobilização dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e dos movimentos de greve na Educação Federal (na base da Fasubra e Sinasefe), além ...
segunda-feira, 08/04/2024 Em audiência pública no Senado, FENASPS cobra de secretário do MGI a realização da 2ª reunião da Mesa Específica da CPST Representantes da FENASPS estiveram presentes em uma audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado na manhã desta ...
quarta-feira, 03/04/2024 Trabalhadores de várias partes do país fazem atividades no Dia Nacional de Lutas desta quarta, 3 de abril Nesta quarta-feira, 3 de abril. cumprindo programação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a FENASPS faz parte, trabalhadores ...