Fenasps

segunda-feira, 22/02/2021

Em carreatas realizadas neste fim de semana, trabalhadores protestam contra a PEC 32 e exigem vacinação, já!

Na semana em que o Brasil atingiu oficialmente 10 milhões de infectados e se aproxima da trágica marca de 250 mil mortes pela Covid-19, as ruas de capitais e de várias cidades do país foram novamente tomadas por carreatas #ForaBolsonaro e por vacinação imediata para toda a população. Os protestos ocorreram nestes sábado e domingo, 20 e 21 de fevereiro, respectivamente.

Foi o terceiro final de semana – o primeiro foi em 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado(a), e o segundo, em 31 de janeiro e 1º de fevereiro – que registrou manifestações. Convocadas pelas centrais sindicais, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, partidos de oposição, e por diversas entidades sindicais, como fez a Fenasps, as mobilizações fazem parte de um calendário unitário de luta, aprovado em janeiro, que visa denunciar a política genocida do governo diante da pandemia e exigir o Fora Bolsonaro.

Os protestos, que registraram a participação não só de carros, mas de manifestantes em bicicletas e motos, além de vacinas, também cobraram a volta do Auxílio Emergencial.

Apesar do agravamento da pandemia e da crise econômica no país, o governo não deu nenhum prazo para que o benefício volte a ser pago e planeja atrelar o pagamento do benefício a novas medidas de ajuste fiscal de ataques aos direitos.

Os manifestantes denunciaram ainda o retorno às aulas presenciais em meio à pandemia, que é uma grave ameaça à vida de professores, alunos e familiares; a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); assim como a necessidade de barrar a votação da Reforma Administrativa proposta por Paulo Guedes e Bolsonaro.

Confira as atividades registradas em todo o país, começando pela capital federal, Brasília:

Distrito Federal (DF)

Em Brasília, manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios, pedindo vacinas para toda a população, já!

Veja aqui mais fotos.

Bahia (BA)

Manifestantes realizaram um ato na manhã deste domingo, 21, na Praça Municipal de Salvador, contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em favor da vacinação contra a Covid-19 na capital baiana.

Fotos: reprodução da internet

Foram colocadas diversas cruzes lembrando as quase 12 mil vítimas da Covid na Bahia. Leia mais aqui.

Espírito Santo (ES)

Teve carreata e buzinaço pelas ruas de Vitória (ES) na manhã deste domingo, 21. A manifestação convocada por várias entidades reafirmou a luta para que o governo Bolsonaro faça seu dever e garanta vacinação contra a Covid-19 para todos, já!

Fotos: reprodução da Internet

O Sindprev/ES também fez uma transmissão ao vivo do ato que percorreu as ruas da capital, Vitória, recomendando que todos(as) usassem máscara, álcool em gel e mantivessem o distanciamento social e demais medidas de biossegurança para evitar a transmissão da Covid-19.

Mato Grosso (MT)

O ato pedindo o “Fora Bolsonaro” sacudiu as ruas da capital mato-grossense. Veja as fotos:

Fotos: reprodução da Internet

Minas Gerais (MG)

Em Belo Horizonte (MG), as carreatas pelo Fora Bolsonaro e por vacinação imediata para toda a população ocorreram no sábado, 20 de fevereiro.

Fotos: reprodução da Internet

Veja aqui mais fotos.

Pará (PA)

Em Belém/PA também teve carreata Fora Bolsonaro neste sábado, 20. O Sintprevs/PA esteve presente.

Fotos: reprodução Sintprevs/PA

Veja aqui mais fotos.

Paraná (PR)

Houve carreatas em diversos pontos do Estado, seguindo as convocações do Sindprevs/PR e entidades sindicais de demais categorias. Veja a cobertura, separada por cidade, começando pela capital do estado, Curitiba:

Clique nas legendas da fotos para ampliar (reprodução do WhatsApp)

Também houve atos em Cascavel:

Clique para assistir ao vídeo

E em Maringá, no oeste paranaense:

Pernambuco (PE)

Em Recife, assim como em todas as capitais e principais cidades, a manifestação deste domingo, 21, ocorreu em forma de carreata e “bicicletada”. Na capital pernambucana, a manifestação saiu da antiga fábrica da Macaxeira na Avenida Norte, com destino à Zona Sul do Recife.

Rio de Janeiro (RJ)

Em Niterói, houve ato na praça da Cantareira, de onde partiu uma carreata rumo a São Gonçalo, município vizinho. Durante o trajeto, em um carro de som, os organizadores explicaram à população os motivos do protesto, convidando moradores das duas cidades a se engajarem nas próximas mobilizações.

Manifestantes em Niterói/RJ pedem vacinação a todos e o arquivamento da PEC 32 (fotos: Fernando Gonçalves)

Saiba mais no site do Sindsprev/RJ.

Santa Catarina (SC)

Por vacinação imediata para toda a população; auxílio emergencial; emprego e renda, a houve carreatas na capital catarinense, Florianópolis, e também nas cidades de Itajaí, Joinville e Criciúma. O Sindprevs/SC convocou a categoria para esta atividade.

Foto: reprodução da Internet

Veja aqui mais fotos.

São Paulo (SP)

O Sinsprev/SP participou nesse sábado, 20 de fevereiro, da Carreata Nacional em defesa da vida, por vacina gratuita para todos e já, contra a reforma administrativa, pela volta do auxílio emergencial de R$600 e pelo Fora Bolsonaro.

Na cidade de São Paulo (fotos acima) a manifestação teve quatro pontos de concentração. Os participantes se encontraram na Av. Paulista. Carreatas ocorreram também em diversas cidades do interior, como em Campinas, Jacareí, São José dos Campos e São José do Rio Preto, nos dias 20 e 21 de fevereiro, protestando contra as quase 250 mil vidas perdidas em decorrência da Covid-19 e o descaso com que o governo federal tem tratado a pandemia. Saiba mais no site do Sinsprev/SP.

Sergipe (SE)

Em Aracaju, diretores, funcionários e base do Sindiprev/SE participaram da carreata FORA BOLSONARO organizada por Movimentos Populares, Centrais Sindicais e Sindicatos no intuito de esclarecer à população os projetos e propostas do Governo que ferem diretamente os direitos adquiridos da população.

Leia mais no site do Sindiprev/SE.



*Com informações da CSP/Conlutas.

Últimas notícias

quarta-feira, 08/01/2025 Servidores(as) públicos(as) unidos pela democracia! Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, lembramos a tentativa de golpe civil-empresarial-militar que ameaçou a nossa democracia, há dois anos, em 2023. O Fórum das ...
sexta-feira, 20/12/2024 Recesso de final de ano: confira o expediente da FENASPS O ano de 2024 foi muito intenso. Debates no Congresso Nacional, mobilizações nas ruas, atividades em Brasília e em várias partes do país, a ...
sexta-feira, 20/12/2024 FENASPS estuda medidas cabíveis contra novo reajuste nos planos da GEAP anunciado para fevereiro de 2025 A FENASPS se reuniu com o diretor-presidente da GEAP, Douglas Figueredo, e demais membros da diretoria nessa terça-feira, 17 de dezembro, a partir de ...