Fenasps

quinta-feira, 04/02/2021

Governo quer que Servidores Públicos paguem a conta da volta do auxílio emergencial

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela valorização do Serviço Público (imagem: reprodução)

O auxílio emergencial deve voltar. Corremos o risco de que 63 milhões de pessoas entrem em condições de extrema pobreza rapidamente. Mas quem paga essa conta? A grande imprensa e os governantes dizem que os servidores públicos devem pagar.

Dizem que os seus salários não devem ser reajustados e que o Congresso deve aprovar uma Reforma Administrativa que corta seus direitos. Daí viria o dinheiro. No programa Fantástico do último domingo (31/01) essa posição foi defendida e não houve nenhuma menção a outras alternativas. O FONASEFE não concorda com essa posição.

Acreditamos que há outra alternativa sim, muito mais coerente. Defendemos o aumento de impostos sobre as fortunas de milionários e bilionários, a sobretaxação dessas fortunas para arrecadar dinheiro para o retorno do auxílio.

Estamos amparados(as) na Constituição brasileira, que contém um artigo muito claro sobre situações de crises como a que estamos mergulhados. Lá está previsto o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), que ainda não foi colocado em prática.

Quem deve pagar para que o auxílio emergencial volte são os grandes empresários e banqueiros. Muitos deles, inclusive, lucraram mais na pandemia com a falência dos pequenos produtores e comerciantes.

O dinheiro deve sair do bolso de Paulo Guedes, de Jorge Lehman da Ambev, da Luiza do Magalu, de Sílvio Santos, da família Marinho, da família Setúbal do Itaú e de muitos outros.

Servidores públicos como os médicos, enfermeiros, professores, fiscais, técnicos e auxiliares administrativos não devem ser penalizados. Mas é como se diz por aí: isso a Globo não mostra.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #VacinaJa, #VoltaAuxilioEmergencial, #NaoaReformaAdministrativa, #VacinaÉServicoPublico, #IssoaGloboNãoMostra, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube. Acesse também as redes sociais da campanha do Fonasefe, no Facebook e no Instagram.

Diga não à Reforma Administrativa!

Últimas notícias

sábado, 13/06/2026 Relatório da Reunião da FENASPS com a Diretoria Financeira e de Mercado da GEAP – 12 de junho de 2026 Presentes pela FENASPS: Cleuza Maria Faustino do Nascimento, Valmir Braz de Souza e Estela Alves de Lima. Presentes pela GEAP – Fundação de Seguridade ...
sexta-feira, 12/06/2026 PEC 14/2021 avança no Senado: aposentadoria especial para ACS e ACE é direito, não “pauta bomba” A FENASPS saúda a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, da PEC 14/2021 (veja aqui https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/170850) que garante aposentadoria especial para ...
quinta-feira, 11/06/2026 Portaria do MGI autoriza alteração de expediente nos jogos do Brasil, mas exige compensação das horas O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a Portaria MGI nº 4.779/2026 (veja aqui: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2026/junho/portaria-do-mgi-organiza-expediente-de-orgaos-federais-para-os-dias-de-jogos-do-brasil-na-copa-de-2026), que estabelece orientações aos ...