Covid-19: governo Bolsonaro é responsável pelo estado de calamidade em Manaus, diz MPF
A capital do Amazonas, Manaus, vive um drama. Não há mais oxigênio hospitalar e leitos suficientes para os pacientes de COVID-19. Os necrotérios estão lotados de corpos aguardando em câmaras frigoríficas para que não sejam enterrados em covas coletivas.
Os relatos e as imagens comprovam histórias de pessoas que estão morrendo em filas sem conseguir respirar, médicos que precisam decidir quem irá ou não utilizar o respirador e pânico dos familiares.
Personalidades e influenciadores digitais como Marcelo Adnet, Whindersson Nunes, Felipe Neto, Padre Fábio de Melo e até times de futebol entraram em campanha nas redes sociais para que as autoridades tomem providências.
O governo federal não se move e se esquiva de suas responsabilidades. Na segunda-feira, 11 de janeiro, o ministro da saúde Eduardo Pazuello atribuiu o caos nos hospitais manauaras ao não tratamento precoce com a Cloroquina e ao clima úmido da região amazônica, argumentos que não são defendidos por nenhum cientista sério.
Nessa quinta-feira 14 de janeiro, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e outros órgãos entraram com uma ação civil pública em face da União para responsabilizar o governo e exigir a execução de medidas para pôr fim a essa situação. O governo federal é o responsável pela calamidade, pois negligenciou a pandemia desde o começo. Agora, o país colhe os frutos de sua irresponsabilidade.
Campanha
A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.
Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #SOSManaus, #NaoConsigoRespirar, #OxigenioparaManaus, #VacinacontraCovid19, #VacinaGratuita, #BolsonaroGenocida, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.
O Amazonas pede socorro! Vacina contra COVID-19 já! Em defesa da vida!