Fenasps

quinta-feira, 14/01/2021

Entidades do Fonasefe exigem o adiamento do ENEM, em defesa da vida!

Material da campanha do Fonasefe faz apelo pela vacinação contra a Covid-19 (imagem: reprodução)

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, permanece confirmada pelo governo federal. A versão presencial foi programada para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro. Haverá também uma versão digital a se realizar nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Parece que o governo Bolsonaro – especialmente o ministro da educação Milton Ribeiro e o presidente do Inep, Alexandre Lopes – não sabe que existe uma pandemia no Brasil causando, nesse exato momento, uma segunda onda de contaminação e mortes.

Em Manaus, por exemplo, o exame já foi adiado pelo Poder Judiciário devido ao elevado número de internações que ocasiona escassez de leitos nos hospitais. O ENEM recebeu 5,8 milhões de inscritos, o que significa uma massa gigantesca de pessoas circulando em transportes públicos e salas de aula, todas elas sujeitas a contrair e a transmitir o vírus.

Um estudante contaminado pode transmitir a COVID-19 para uma rede grande de pessoas, incluindo família, amigos e profissionais de saúde. Fora isso, mais de 30% dos lares brasileiros não possui acesso à internet, o que inviabiliza a prova em sua versão digital para quem sofre essa restrição, como a população pobre.

Por estes motivos, exigimos do governo federal que adie o ENEM para uma situação em que a pandemia esteja muito mais controlada, de preferência quando a vacinação estiver em estágio avançado no país e os leitos esvaziados.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #AdiaEnem, #VacinaparaTodos, #VacinaGratuita, #VacinacontraCovid19, #EmdefesaDaVida, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Adia ENEM! Vacina contra COVID-19 já! Em defesa da vida!

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...