Fenasps

terça-feira, 12/01/2021

Demissão de 5 mil trabalhadores do BB é mais um ataque do governo ao Serviço Público

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela (imagem: reprodução)

O Banco do Brasil anunciou nessa segunda-feira, 11 de janeiro, um programa de reestruturação que significa mais um passo na sua privatização.

Entre as medidas estão a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, além da conversão de 243 agências em postos de atendimento e da transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa.

Tudo isso virá acompanhado de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ), que pretende realocar empregados, e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), que tem como meta o desligamento de 5.000 funcionários.

O que o governo pretende e a gestão do banco está executando à risca é o enxugamento da instituição para que possa ser privatizada. Esse é o mesmo procedimento realizado com outras empresas estatais no passado: o governo demite e paga todos os débitos trabalhistas com dinheiro público e vende ao empresário uma empresa limpa desses débitos por preço de banana.

É a riqueza do Brasil sendo entregue ao capital financeiro por aqueles que se dizem patriotas. Quem mais se dá mal é o cliente, que vai pagar mais taxas e ter mais dificuldade de créditos e financiamentos se o banco se tornar realmente privado, além de ter um atendimento muito mais demorado devido à falta de funcionários.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #PrivatizacaoNao, #NaoaDemissaonoBB, #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Contra a privatização das empresas estatais, defenda o serviço público!

Últimas notícias

sexta-feira, 20/12/2024 Recesso de final de ano: confira o expediente da FENASPS O ano de 2024 foi muito intenso. Debates no Congresso Nacional, mobilizações nas ruas, atividades em Brasília e em várias partes do país, a ...
sexta-feira, 20/12/2024 Em ofícios, FENASPS solicita informações sobre a implementação do novo PGD no INSS e solicita audiência com o presidente da autarquia A FENASPS protocolou dois ofícios diante do INSS nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024. No primeiro, a FENASPS solicita informações a respeito da ...
sexta-feira, 20/12/2024 Aposentados(as), vamos à luta em 2025! A FENASPS, em sua trajetória de mais de quarenta anos de existência desta combativa entidade, esteve e está em luta pelos direitos dos trabalhadores ...