Fenasps

terça-feira, 12/01/2021

Demissão de 5 mil trabalhadores do BB é mais um ataque do governo ao Serviço Público

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela (imagem: reprodução)

O Banco do Brasil anunciou nessa segunda-feira, 11 de janeiro, um programa de reestruturação que significa mais um passo na sua privatização.

Entre as medidas estão a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, além da conversão de 243 agências em postos de atendimento e da transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa.

Tudo isso virá acompanhado de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ), que pretende realocar empregados, e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), que tem como meta o desligamento de 5.000 funcionários.

O que o governo pretende e a gestão do banco está executando à risca é o enxugamento da instituição para que possa ser privatizada. Esse é o mesmo procedimento realizado com outras empresas estatais no passado: o governo demite e paga todos os débitos trabalhistas com dinheiro público e vende ao empresário uma empresa limpa desses débitos por preço de banana.

É a riqueza do Brasil sendo entregue ao capital financeiro por aqueles que se dizem patriotas. Quem mais se dá mal é o cliente, que vai pagar mais taxas e ter mais dificuldade de créditos e financiamentos se o banco se tornar realmente privado, além de ter um atendimento muito mais demorado devido à falta de funcionários.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #PrivatizacaoNao, #NaoaDemissaonoBB, #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Contra a privatização das empresas estatais, defenda o serviço público!

Últimas notícias

quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...
quarta-feira, 14/05/2025 Via ofício, FENASPS solicita suspensão do ciclo de avaliação da GDASS ao presidente do INSS A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS nesta quarta-feira, 14 de maio, solicitando ao novo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, a ...