Fenasps

terça-feira, 08/12/2020

O Brasil gasta muito com a folha de pagamento dos servidores públicos: mito ou verdade?

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (imagem: reprodução)

Os governos e a grande mídia insistem em vender as ideias de que o desenvolvimento de um país está atrelado à redução de gastos com a máquina pública e que o Brasil dispensa gastos exorbitantes com a folha de pagamento dos seus servidores públicos.

As duas ideias são lendas que merecem ser desmentidas. Nem a redução de gastos com serviço público desenvolve um país, nem o Brasil gasta muito com a folha de pagamento dos servidores. Países como a Dinamarca, a Noruega e a Finlândia estão sempre ranqueados entre os mais desenvolvidos e gastam muito mais que o Brasil com folhas de pagamento, conforme demonstram estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2019.

No entanto, o dinheiro é muito bem gasto nestes países e a população desfruta dos impostos que paga. Por isso, dizer que o Brasil precisa fazer uma Reforma Administrativa que reduza o número de servidores e sua folha de pagamento é mentir ao povo brasileiro.

Essa Reforma, assim como as Reformas da Previdência e Trabalhista, só visa prejudicar os mais pobres e abrir um novo mercado de exploração para a iniciativa privada com mais terceirizações de serviços, concessões e privatizações.

Também servirá para ampliar a corrupção com o aumento de trabalhadores não concursados, o que criará mais cabides de emprego. Contra essas lendas, devemos exigir mais serviço público de qualidade dizendo não à Reforma Administrativa.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #lendassobreoserviçopublico, #MentirasdoGoverno, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Combata as fake news e diga não à Reforma Administrativa!

Últimas notícias

quarta-feira, 23/11/2022 EVENTO SUSPENSO – Encontro Nacional dos(as) aposentados(as) e Pensionistas (IV Enapen) Aos sindicatos Estaduais Assunto: Suspensão do IV Enapen-Fenasps Senhores(as), Diante da crise sanitária e aumento de contaminações e internações com a nova variante d ...
sexta-feira, 18/11/2022 20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – DEVEMOS LUTAR POR IGUALDADE RACIAL O ser humano deveria se conscientizar da sua importância em um planeta que já conta com mais de 8 bilhões de habitantes e que ...
quinta-feira, 17/11/2022 ENTIDADES DO FONASEFE ENTREGAM A EQUIPE DE TRANSIÇÃO PAUTA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS A FENASPS junto com as entidades do FONASEFE encaminhou hoje 17/11, documento com reivindicações dos servidores públicos federais para protocolar com a equipe de ...