25 de novembro é Dia Internacional de combate à violência contra a mulher!
Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher! Veja os dados colhidos aqui no país:
- A cada 7 horas, 1 mulher é morta no nosso país pelo motivo de ser mulher, o chamado feminicídio (Fórum Brasileiro Seg. Pública, 2018)
- O Brasil está em 5º lugar no ranking do feminicídio (OMS, 2020)
- A cada 2 minutos, 1 pessoa do sexo feminino sofre violência
- dentro de casa (UOL, 2020)
- A cada 15 minutos, 1 menina de 13 anos é estuprada (Fórum Brasileiro Seg. Pública, 2018)
- A cada 3 dias, 1 mulher transexual é assassinada (Antra, 2019)
- 47% das brasileiras já sofreram assédio sexual no trabalho (Linkedin, 2020)
Os dados demonstram uma verdadeira epidemia de violência contra as mulheres. O Estado brasileiro lava as mãos e sua opção é cada vez mais minguar as políticas de proteção à mulher ameaçada ou agredida. Os serviços públicos como casas-abrigo e as delegacias especializadas são escassos e a ministra da Mulher, Damares Alves, pouco faz para mudar essa realidade.
Na verdade, ela apoia a Reforma Administrativa, que visa precarizar e diminuir significativamente os serviços públicos brasileiros, o que vai afetar o atendimento a essas vítimas.
Por isso, para reduzir esse tipo de violência e prestar atendimento à mulher nessa situação, é necessário se posicionar contra a Reforma Administrativa. E se for mulher e estiver sofrendo violência ou se souber de algum caso ligue para o Disque-Denúncia no telefone 180.
Campanha
A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.
Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #DiaContraViolenciaGenero, #NaoaViolenciaContraaMulher, #MachismoNao, #25deNovembro e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.
Lute contra a cultura do machismo e não se omita em casos de violência contra a mulher! Diga não à Reforma Administrativa!