Fenasps

terça-feira, 24/11/2020

Reforma Administrativa trará de volta a ‘privataria’ que afundou o país

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (imagem: reprodução)

Há mais de 30 anos o discurso da maioria dos políticos brasileiros é o mesmo: “precisamos enxugar o Estado”, “a máquina pública gera muitos custos”, “as empresas estatais dão prejuízo”, “a mão invisível do mercado é quem deve controlar a economia”, “vamos privatizar tudo”, “o Estado deve ser mínimo” e um longo etcétera.

Quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito, o Brasil iniciou uma onda de privatizações das estatais e dos serviços públicos. Ele dizia que o Brasil precisava acertar as contas fazendo caixa para pagar a dívida pública. Isso seria importante para dar credibilidade ao país e atrair investidores.

O Brasil vendeu quase todas as empresas estatais estratégicas a preço de banana e a iniciativa privada invadiu o serviço público por meio de terceirizações, concessões e outras modalidades de contrato. A dívida pública brasileira não só não foi paga como cresceu 52 vezes de tamanho, passando de 86 bilhões para 4,5 trilhões de reais.

Isso ocorreu porque vender empresas e privatizar serviços não serve para ajustar as contas públicas, apenas para piorar os serviços públicos e encher o bolso dos empresários que exploram as nossas riquezas.

Com a Reforma Administrativa, Bolsonaro, Paulo Guedes e a maioria do Congresso Nacional vêm com o mesmo discursinho de que a privatização resolverá tudo. Mas, depois de 30 anos de privatizações que não resolveram nada, a gente não pode mais acreditar nesse papo furado!

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #ServicoPublicoSim, #PrivatizacaoNao, #DeformaDoGoverno, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Serviço público sim, privatização não!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...