Fenasps

sexta-feira, 20/11/2020

A Reforma Administrativa é racismo institucional e deve ser combatida!

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (imagem: reprodução)

Hoje, 20 de novembro, é Dia da Consciência Negra. No Brasil, as negras e negros, por meio de muitas batalhas, estão aos poucos se inserindo nos espaços que lhes foram negados por séculos como as universidades, os empregos registrados e os cargos públicos.

Ainda assim, o racismo é explícito na diferença de salários em comparação ao que é recebido pelos brancos, na violência policial contra jovens de periferia, no boicote à cultura negra, na segregação no meio social e também na presença de negros no serviço público.

Segundo o Ipea (2014), 47,4% dos servidores públicos são negros, no entanto, a esmagadora maioria desse número está lotada nas carreiras menos valorizadas.

Na diplomacia, por exemplo, eles representam apenas 5,9% do total de servidores, contra 94% de brancos. Os negros também são aqueles que mais dependem dos serviços públicos, principalmente os serviços essenciais como saúde e previdência.

Diante dessa realidade, o governo Bolsonaro e a maioria do Congresso pretendem aprovar a Reforma Administrativa (PEC 32), que prejudicará as pessoas negras que utilizam o serviço público e os servidores públicos negros.

Essa Reforma diminui a assistência social aos oprimidos e piora os serviços essenciais. A Reforma Administrativa é racismo institucional, de Estado, e deve ser combatida também sob esse ponto de vista.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #Consciencianegra, #RacismoNao, #RacismodeEstado, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Diga não à Reforma Administrativa!

Últimas notícias

terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...
terça-feira, 16/04/2024 Em ato na sede do INSS, FENASPS protesta contra exclusão de aposentados(as) da negociação com o Governo Com participação de militantes de vários estados do país – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, ...
segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...