Fenasps

quinta-feira, 01/10/2020

Em atos, trabalhadores de todo o país dizem ‘Não’ à reforma Administrativa

Nessa quarta-feira, 30 de setembro, diversos sindicatos filiados à Fenasps, atendendo ao chamado das maiores centrais sindicais brasileiras e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizaram uma série de protestos em defesa do Serviço Público e contra a contrarreforma Administrativa (PEC nº 32/2020) em todo o país.

Nesse Dia Nacional de Lutas, houve manifestações, protestos e paralisações em vários estados, denunciando o ataque que representa a contrarreforma Administrativa de Bolsonaro e do Congresso Nacional para a população e a classe trabalhadora.

Isso porque a medida prejudica o acesso e a qualidade de diversos serviços públicos como por exemplo a educação pública básica, a Previdência Social e a saúde. O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) é referência mundial em atendimento de saúde, e cuja importância ficou ainda mais evidenciada com a pandemia da Covid-19.

Esse projeto do governo Bolsonaro precariza a saúde pública e o trabalho dos que estão na linha de frente no tratamento dos doentes e em pesquisas por vacina. Estes que estão no poder nunca respeitaram a ciência, as universidades, os(as) servidores(as) e os institutos públicos de atendimento à população em geral e os de pesquisa.

É preciso lutar por atendimento gratuito, de qualidade e adequado às pessoas. O que Bolsonaro e Paulo Guedes querem é garantir os lucros dos mais ricos, privatizar os serviços e entregar tudo para os empresários. Nenhuma medida que conste na reforma serve para defender os interesses da grande maioria da população.

Confira as atividades registradas em todo o país no Dia Nacional de Lutas em defesa do Serviço Público e contra a reforma Administrativa, começando pela capital federal, Brasília:


Distrito Federal (DF)

Em Brasília, o ato foi realizado no gramado central da Esplanada dos Ministérios. Além de militantes da Fenasps, também participaram representantes do Movimento Resistência Popular (MRP), de luta por moradia no DF. Veja as fotos e o vídeo abaixo:


Ceará (CE)

Foto: CSP Conlutas (clique para ampliar)

Em Fortaleza (CE), o ato contra a reforma administrativa aconteceu pela manhã em frente ao edifício sede dos Correios, no centro da cidade. Os participantes denunciaram à população a gravidade da reforma administrativa de Bolsonaro que, ao contrário de melhorar os serviços públicos, vai precarizar ainda mais o atendimento à população. Saiba mais.


Espírito Santo (ES)

Crédito das fotos: Sindprev-ES e CSP/Conlutas (clique para ampliar)

A manifestação, que aconteceu na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, teve como objetivo central alertar a população de que, além de atingir os servidores públicos, a reforma administrativa (PEC 32/2020) vai prejudicar todos aqueles que dependem e utilizam os serviços públicos. O Sindprev-ES esteve presente no ato.





















Goiás/Tocantins (GO/TO)

Foto: Sintfesp-GO/TO (clique para ampliar)

Diretores do Sintfesp-GO/TO, Mauro Mota, Terezinha Aguiar Aguiar, Waldina Millioli e Gilzeli Sampaio Vasconcelos, nos preparativos para a Carreata em defesa do serviço público de qualidade, e dos trabalhadores e trabalhadoras servidores públicos. Saiba mais aqui.


Maranhão (MA)

Foto: Sintsprev-MA (clique para ampliar)

O Sintsprev-MA esteve no ato em São Luís/MA, que se deu em frente ao Ministério da Economia. O objetivo das manifestações foi para denunciar os prejuízos que o governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) causa com seus projetos de privatização de estatais estratégicas para o Brasil e a reforma Administrativa, que ataca servidores e sucateia o serviço público prestado à população. Saiba mais aqui.


Mato Grosso do Sul (MS)

Servidores públicos federais, estaduais, municipais e empregados de empresas públicas realizaram ato para pressionar o governo para que a Reforma Administrativa não seja levada adiante. Em Campo Grande-MS, o ato foi na Barão do Rio Branco, e em Dourados-MS, na Praça Antônio Joao. Confira na galeria de fotos abaixo:


Minas Gerais (MG)


Em Belo Horizonte (MG), manifestantes se concentraram na Praça da Estação, centro da capital mineira, para a realização de uma carreata contra a reforma administrativa de Bolsonaro/Mourão/Guedes, que vai precarizar os serviços públicos e atendimento à população. Saiba mais aqui.


Pará (PA)

Foto: CSP Conlutas (clique para ampliar)
Arte: Sintprevs/PA (clique para ampliar)















Em Belém (PA), servidores e trabalhadores de várias categorias se concentraram no bairro São Brás, na Praça do Rotary, para marcar este dia de luta contra a reforma administrativa feita por Bolsonaro e Paulo Guedes para atender os interesses dos setores privados e sucatear os serviços públicos. Saiba mais aqui.


Paraná (PR)

Fotos: Sindprevs-PR (clique para ampliar)

Em Londrina (PR), o coletivo de sindicatos (saiba mais aqui) realizou uma carreata que percorreu os principais bairros da cidade. Para este ato, a organização contou com o apoio de várias entidades sindicais de servidores públicos. Já em Cascavel (PR), o Sindprevs/PR fez manifestação pública (fotos acima e vídeo abaixo).


Rio de Janeiro (RJ)

Foto: CSP/Conlutas (clique para ampliar)

Servidores públicos federais, estaduais e municipais protestaram na tarde de quarta-feira (30/09), no Centro do Rio, contra a proposta de reforma administrativa enviada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional. Convocada e organizada pelo Fonasefe, a manifestação foi realizada na Candelária, centro do Rio. Saiba mais aqui.


Rio Grande do Norte (RN)

Arte: divulgação Sindprevs/RN (clique para ampliar)

Com a proposta da Reforma Administrativa (Proposta de Emenda à Constituição-PEC 32/20) no Congresso Nacional, trabalhadoras/es do setor público e demais categorias estão unidos em Defesa do Serviço Público. Nesta quarta-feira (30) acontece o dia nacional de luta com atos e mobilizações virtuais em todo o país. O Sindprevs/RN fez convocação para as atividades.


Rio Grande do Sul (RS)

Foto: divulgação Sindisprev/RS (clique para ampliar)

Na manhã desta quarta-feira (30), trabalhadores de diversas categorias realizaram ato Contra a Reforma Administrativa em frente ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) em Porto Alegre. A PEC foi enviada ao Congresso Federal no início de setembro, e prevê cruel e profundo desmonte dos serviços públicos e ataque aos servidores. Saiba mais aqui.


Santa Catarina (SC)

Foto: divulgação Sindprevs/SC (clique para ampliar)

Os servidores públicos municipais, estaduais e federais reúnem esforços para dialogar com a população sobre os prejuízos da PEC 32/2020 que desmonta a estrutura de diversos serviços públicos. O Sindprevs/SC fortaleceu o movimento em defesa dos serviços públicos, em ato presencial realizado nessa quarta-feira, 30, em frente à Alesc. Saiba mais aqui.


São Paulo (SP)

Ato realizado em São Paulo/SP. Clique para ampliar (foto: divulgação Sinsprev/SP)


O Sinsprev/SP esteve presente na manifestação realizada hoje, 30 de setembro, em frente ao Fórum Pedro Lessa da Justiça Federal, na Av. Paulista, contra a Reforma Administrativa e em Defesa dos Serviços Públicos (saiba mais aqui). Também houve ato em Santos (SP), que contou com a participação da Delegacia Regional do Sinsprev/SP na Baixada Santista.


Sergipe (SE)

Arte: divulgação Sindiprev/SE

Em Aracaju, capital sergipana, o ato contou com uma caminhada até a Assembleia Legislativa do estado. O Sindiprev-SE fez convocação à categoria em seu site oficial.


*Com informações do sites e redes sociais da CSP/Conlutas.

Últimas notícias

terça-feira, 09/04/2024 Diante da pressão dos SPFs, governo antecipa reunião da MNNP Após fortalecimento da mobilização dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e dos movimentos de greve na Educação Federal (na base da Fasubra e Sinasefe), além ...
segunda-feira, 08/04/2024 Em audiência pública no Senado, FENASPS cobra de secretário do MGI a realização da 2ª reunião da Mesa Específica da CPST Representantes da FENASPS estiveram presentes em uma audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado na manhã desta ...
quarta-feira, 03/04/2024 Trabalhadores de várias partes do país fazem atividades no Dia Nacional de Lutas desta quarta, 3 de abril Nesta quarta-feira, 3 de abril. cumprindo programação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a FENASPS faz parte, trabalhadores ...