No CGNAD, Fenasps novamente contesta medidas da gestão na tentativa de reduzir salários dos servidores do INSS
Nessa terça-feira, 29 de setembro, a Fenasps participou de reunião ordinária do Comitê de Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho (CGNAD), que ocorreu de forma virtual. A federação foi representada por Rita de Cássia Assis (SP) e Marcelo Vasques (SP).
O presidente do comitê e diretor da DGPA, Hélder Calado, iniciou a reunião informando a necessidade de no próximo ciclo alinhar a avaliação individual ao momento atual do INSS com Programas de Gestão por resultado e atender demanda do Tribunal de Contas da União (TCU), no Acórdão 1.795/2014, de tornar a avaliação mais objetiva.
Sob o título de Modernização da GDASS Individual (CONFIRA AQUI), foi explanado que, tendo em vista as mudanças no processo de trabalho e ante aos limites na legislação – Decreto 6.493/2008 e o Acórdão 1.795/2014 –, o INSS pretende fazer alteração atribuindo uma ponderação maior ao critério comprometimento com trabalho dentre:
- Flexibilidade às mudanças;
- Relacionamento interpessoal;
- Trabalho em equipe e conhecimento e;
- Autodesenvolvimento.
A Gestão solicitou que o Comitê formate a proposta de mudança até o dia 15 de outubro, e informou ainda que está descartada a inclusão do Serviço de atendimento para o próximo ciclo.
A FENASPS argumentou que entende temerária esta mudança pois implica em vinculação maior com política de produtividade e efetiva redução salarial, bem como a dificuldade para atingir as metas abusivas e a diminuição da qualidade do trabalho. A Federação ainda questionou o INSS por atender ao Acórdão do TCU neste item mas não modernizar o parque tecnológico ou realizar Concurso Público, igualmente solicitado por aquele órgão.
Após questionamento e apesar de frisar que DGPA desconhecia a minuta de Portaria da DIRAT que circulou nas redes, causando revolta na categoria, a pauta trazida na reunião foi exatamente o tema do “vazamento”.
A categoria deve ficar atenta e mobilizada pois o INSS está preparando mais ataque aos(às) trabalhadores(as), desta vez para reduzir salários!
Baixe aqui o relatório desta reunião.
Diretoria Colegiada da FENASPS