Fenasps

sexta-feira, 24/01/2020

Fenasps ajuíza ação popular contra militarização no INSS

martelo justica

A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – Fenasps – protocolizou nessa quarta-feira, 22 de janeiro, uma Ação Popular que visa obrigar o Governo Federal a realizar concurso público para provimento de cerca de dezenove mil cargos vagos no INSS e impedir a contratação temporária de sete mil militares da reserva para prestar serviços temporários nas Agências da Previdência Social.

Além disso, a ação impetrada pela Fenasps requer do governo a abertura imediata de uma campanha objetivando estimular servidores(as) aposentados(as) do INSS a reverterem voluntariamente à atividade, utilizando dispositivo do artigo 25, inciso II, da Lei nº 8.112, de 1990, assim permanecendo, temporariamente, até que o concurso público requerido seja realizado e empossados(as) os(as) aprovados(as).

Este tipo de medida judicial, a Ação Popular, é o indicado para situações como esta, em que se pretende impedir a realização de despesas públicas ilegais ou inconstitucionais, capazes de gerar lesão ao erário.

A Ação Popular tomou o nº 1003105-84.2020.401.3400, e foi distribuída à 13ª Vara Federal de Brasília, encontrando-se conclusa para despacho.

Confira aqui a íntegra da ação.

Veja também: representação do MPF ao Tribunal de Contas da União (TCU) ante indícios de descumprimento à disposição constitucional acerca da necessidade de contratação mediante concurso público e à sujeição aos princípios da legalidade e da impessoalidade, contidos no artigo nº 37 da Constituição Federal.

Últimas notícias

quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...
quarta-feira, 10/04/2024 SPFs vão fazer Jornada de Lutas, com marcha a Brasília em 17 de abril, por reajuste em 2024 Nos dias 16, 17 e 18 de abril, acontecerá a Jornada de Luta “Não aceitaremos 0% de reajuste”. Esta mobilização foi deliberada pelo Fórum ...