Fenasps

sexta-feira, 19/07/2019

FENASPS participa de mais uma reunião do FNTSuas. Veja como foi

1

 

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que possui assento no Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), composto por diversas entidades da sociedade civil, participou da reunião da Coordenação Executiva do FNTSUAS, nos dias 13 e 14 de julho, em Brasília.

 

O evento contou, assim como na reunião anterior, em 9 e 10 de fevereiro (relembre como foi), com a participação da diretora da FENASPS, Anahi Marques Melgaré.

 

Veja abaixo os pontos tratados na reunião:

 

Análise de conjuntura
Foi destacado o desmonte dos serviços públicos e os avanços da proposta da reforma da Previdência, já foi votada em primeiro turno no Congresso Nacional, que retira direitos dos trabalhadores na iniciativa privada e servidores públicos, conforme estudos realizados por diversas organizações como a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), dentre outras.

 

Nesse contexto, é necessário que as entidades da sociedade civil – como fóruns, sindicatos e movimentos sociais – busquem realizar ações para enfrentar essa proposta no contexto do aumento do desemprego e pobreza no país, em virtude das políticas de ajuste fiscal do atual governo de cunho ultraliberal.

Debateu-se com preocupação o DECRETO Nº 9.906, DE 9 DE JULHO DE 2019 que instituiu o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (VEJA AQUI), a crítica e que políticas públicas voltadas à população não podem ser transferidas à sociedade civil e nesses termos “NÃO SE FAZ POLÍTICA PÚBLICA COM VOLUNTARIADO“.

 

1

A diretora da Fenasps, Anahi Marques Melgaré (primeira da esquerda para a direita), participa da reunião do FNTSuas

 

Conferência Nacional Democrática e Popular de Assistência Social em 25 e 26 novembro de 2019
As entidades, movimentos, organizações e sindicatos estão organizando uma conferência por conta própria em decorrência da posição contrária do governo e a consequente revogação das resoluções do CNAS que convocavam a XII Conferência Nacional de Assistência Social (VEJA AQUI mais detalhes). Já está em curso a organização das conferenciais estaduais como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

 

Não será uma Conferência nos moldes tradicionais e terá como eixo a discussão do desmonte da política de Assistência Social e demais políticas. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, no auditório da ADUnb: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Casa do Professor, Brasília/DF (mais informações aqui).

 

Alterações nos fluxos de trabalho do INSS
Foi informado pela diretora da FENASPS, Anahi Melgaré, as alterações no atendimento à população que procura as Agência do INSS, destacando que estão ocorrendo alteração de fluxos e processos de trabalho com a introdução de novas tecnologias e atendimento à distância, que não contempla segmentos da população que não tem acesso a essas tecnologias e estão em situação de risco social. Também destacou que, em relação aos serviços previdenciários do INSS (Serviço Social e Reabilitação Profissional), até o presente momento os problemas não foram solucionados e isso vem prejudicando a população que necessita desses serviços, bem como os profissionais que atuam nesses serviços.

 

Ademais, explicou sobre as alterações dos benefícios previdenciários e assistenciais em virtude da LEI Nº 13.846, DE 18 DE JUNHO DE 2019, que possui diversas alterações administrativas que restringem o acesso e o direito da população aos benefícios. Por fim, pautou que as alterações no atendimento no INSS estão impactando na operacionalização do Beneficio de Prestação Continuada (BPC).

 

A Próxima Plenária Nacional do FNTSUAS será realizada na cidade de Porto Alegre/RS, nos dias 4 a 6 de outubro de 2019.

Últimas notícias

quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...
quarta-feira, 14/05/2025 Via ofício, FENASPS solicita suspensão do ciclo de avaliação da GDASS ao presidente do INSS A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS nesta quarta-feira, 14 de maio, solicitando ao novo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, a ...