Fenasps

quinta-feira, 22/02/2018

Dia Nacional de Luta: trabalhadores organizados mostram sua força em manifestações contra a Reforma da Previdência

1

 

As entidades convocaram, e a classe trabalhadora foi às ruas mais uma vez! Nessa segunda-feira, 19 de fevereiro, milhares de trabalhadores do funcionalismo público, da iniciativa privada, das cidades e do campo, além de militantes de diversos movimentos sociais e estudantis ocuparam as ruas para dizer “não” à Reforma da Previdência e aos ataques do governo Temer. A intervenção militar no Rio de Janeiro também foi repudiada nas manifestações desta segunda, 19.

 

1

 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Na capital federal, desde as primeiras horas da manhã, os trabalhadores ocuparam o setor de desembarque do aeroporto internacional de Brasília para fazer uma recepção “calorosa” aos deputados e senadores que chegariam para apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 287, de 2016. O recado foi dado: parlamentar que votar a favor da reforma, não volta!

 

 

À tarde, o ato dessa vez foi entre a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional. Mesmo sob forte chuva, centenas de manifestantes, em sua maioria trabalhadores rurais, exigiram a saída do presidente Temer e de todos os corruptos do Congresso Nacional. Apesar de não terem saído e marcha, os participantes do ato chegaram a fechar todas as vias do Eixo Monumental no início da noite.

 

3

 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A batalha foi ganha, mas não a guerra
Apesar de o governo Temer ter jogado a toalha e retirado da pauta do Congresso a votação da reforma, alegando que “não se poderia iniciar a discussão da reforma enquanto durar a intervenção militar no Rio de Janeiro“, esta na verdade é uma significativa vitória para os trabalhadores, fruto de grandes mobilizações, especialmente as greves gerais de 2017 e a marcha do Ocupe Brasília, que reuniu mais de 100 mil manifestantes após um intervalo de quase 20 anos.

 

Ainda assim, o governo pode alterar regras previdenciárias sem mexer na Constituição, por meio de medidas provisórias ou até mesmo projetos de lei. E, além disso, é notório que a pauta prioritária do governo – que contempla medidas com a “autonomia” do Banco Central, a reforma do PIS/Cofins, o programa de privatização das estatais, a primeira sendo a Eletrobrás, e uma nova lei de finanças públicas – foi criada para agradar somente ao mercado financeiro, como parte das políticas de Henrique Meirelles e Michel Temer para entregar o capital brasileiro a mãos estrangeiras, aumentando a desigualdade social no país, concentrando-o ainda nas elites financeiras.

 

Portanto, estão postos mais desafios à classe trabalhadora. Os servidores não podem baixar a guarda! Devem manter-se alertas contra as tentativas de retiradas de direitos e continuar mobilizados!

 

Veja abaixo como foi o Dia Nacional de Luta por todo o país (por ordem alfabética).

 

Ceará

1

 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de 20 mil trabalhadores foram às ruas em defesa da aposentadoria, nessa segunda-feira (19). Entre os manifestantes, estavam os servidores e diretores do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sinprece).

 

Saiba mais no site do Sinprece.

 

Espírito Santo

5

 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais na página no facebook do Sindprev/ES.

 

Goiás/Tocantins

1

 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores e trabalhadoras dos campos e das cidades, representantes de entidades democráticas, sindicais e populares de todo o Estado de Goiás, participaram na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, de ato público contra a famigerada proposta de reforma da previdência do governo Temer. O ato, que ocorre hoje em todo o País, em Goiânia começou às 9 horas da manhã, em frente a Agência da Previdência Social Goiânia Centro.

 

Saiba mais no site do Sintfesp GO/TO.

 

Maranhão

Diretores do Sintsprev-Ma fizeram parte do Ato contra a Reforma da Previdência que ocorreu dia 19/02 na Praça Joãozinho Trinta em São Luís! Clique e assista acima ao vídeo disponível no facebook.

Saiba mais na página no facebook do Sintsprev/MA.

 

Minas Gerais

1

 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cumprindo o calendário nacional da Fenasps de realização das atividades no dia 19/02/18 as delegações dos Estados do RJ, MG e ES ocuparam hoje pela manhã a Superintendência Regional do INSS em Minas Gerais para tratar das pautas específicas daqueles Estados a muito tempo encaminhadas. Após muita pressão uma comissão representando os trabalhadores dos Estados estiveram em audiência com o Superintendente. 

 

Saiba mais no site do Sintsprev/MG.

 

Pará

1

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Barrar a Reforma da Previdência e denunciar os políticos corruptos que querem retirar direitos sociais foram os objetivos do Dia Nacional de Luta e Greve Geral promovidos em todo o país, nesta segunda-feira (19). No Pará, a categoria de trabalhadores do INSS e Ministério da Saúde se concentraram na Sede da Gerência Executiva da Previdência de Belém (GEXBEL) e realizaram falas, abordagens aos segurados, panfletagens e intervenções nos semáforos localizados próximo ao local para conscientizar a população sobre os riscos e as perdas caso a reforma de Temer seja aprovada.

 

Saiba mais no site do Sintprevs/PA.

 

Paraná

1

 33

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legenda das fotos: ato na Gerência executiva de Curitiba (à esquerda) e ato em Cascavel contra a Reforma da Previdência

 

Saiba mais no site e na página no facebook do Sindprevs/PR.

 

Piauí

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dirigentes sindicais e representantes de entidades sindicais e estudantis piauienses fazem nesta segunda-feira, 19/02, na Praça Rio Branco, no centro de Teresina, ato protesto contra a reforma da previdência. À tarde, haverá um ato de protesto no aeroporto da capital.

 

Saiba mais no site do Sintsprevs/PI.

 

Rio de Janeiro

1

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No ato e passeata realizados no Centro do Rio de Janeiro, ao final da tarde e início da noite da segunda-feira (19), os manifestantes voltaram a denunciar que as mudanças pretendidas pelo governo são, na realidade, uma tentativa de transferir enormes recursos dos trabalhadores aposentados para o mercado financeiro e os grandes bancos. Já em belo Horizonte, dirigentes de sindicatos de servidores da seguridade e do seguro social, entre eles o Sindsprev/RJ, e da Federação Nacional (Fenasps), ocuparam, nesta segunda (19/2), pela manhã, a sede da Regional Sudeste do INSS, em Belo Horizonte. A mobilização faz parte do Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações Contra a Reforma da Previdência, convocado pelas centrais sindicais.

 

Saiba mais no site do Sindsprev/RJ. Veja também matéria especial sobre a ocupação da superintendência em Belo Horizonte.

 

Rio Grande do Norte

1

 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta segunda-feira (19) foi marcada pela mobilização do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência tanto em Natal quanto em Mossoró. O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (Sindprevs-RN) participou da organização dos atos e caminhadas que aconteceram nas duas cidades mais populosas do Estado.

 

Saiba mais no site do Sindprevs/RN.

 

Rio Grande do Sul

1

 444

 

 

 

 

 

 

 

 

A exemplo de outras cidades do país, na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, sindicatos e movimentos sociais de Porto Alegre fizeram caminhada da estação rodoviária até a agência central da previdência social. O ato, contra a reforma da previdência, procurou denunciar para a população os verdadeiros interesses que estão por trás da reforma.

 

Saiba mais no site do Sindisprev/RS.

 

Santa Catarina

1

 989

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Florianópolis a concentração dos servidores do INSS, Ministério da Saúde e Anvisa foi em frente à APS Florianópolis Centro. A agência ficou fechada, só as perícias agendadas foram atendidas. São os servidores do INSS, Ministério da Saúde e Anvisa fortalecendo a luta contra a Reforma da Previdência.

 

Saiba mais na página no facebook do Sindprevs/SC.

 

 

São Paulo

ara

 5

 

 

 

 

 

 

 

333

 masp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sinsprev/SP juntou-se aos demais trabalhadores e movimentos sociais para manifestação no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, 19 de fevereiro de 2018, ocupando o vão livre do Masp e a Av. Paulista. Houve atos também no aeroporto de Congonhas, Araraquara, Barretos e Baixada Santista.

Legenda das fotos, em sentido horário a partir do canto superior esquerdo: Araraquara; Barretos; São Paulo (vão do Masp) e Santos.

 

Mais informações no site do Sinsprev/SP.

 

Sergipe

1

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde as 05:30h da manhã do dia 19, a direção do SINDIPREV/SE já estava iniciando o ATO UNIFICADO na porta da APS INSS ARACAJU IVO DO PRADO dialogando com a população sobre as perdas no projeto da Contrarreforma da Previdência e chamando a atenção para os parlamentares sergipanos que votam contra os trabalhadores.

 

Saiba mais no site do Sindiprev/SE.

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...