Fenasps

quinta-feira, 09/06/2016

Trabalhadores da Saúde e do INSS realizam atos no Rio e em Teresina nesta quinta, 9

1 2

Servidores da Saúde no Rio ocupam núcleo estadual do ministério desde a manhã de ontem, dia 8 (à esq.), enquanto servidores do INSS de Teresina ocupam rua em frente a APS, com apoio do MST (imagens divulgadas no Whatsapp e Facebook)

 

Servidores mobilizados da Saúde e do INSS realizam dois importantes atos nesta quinta-feira, 9 de junho, no Rio de Janeiro/RJ e em Teresina/PI, respectivamente. Na capital fluminense, os servidores federais da área da Saúde ocupam desde a manhã dessa quarta-feira, 8, a coordenação do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

 

3 

 

Além do Rio, pelo menos outras quatro coordenações do Ministério da Saúde em outros estados estão ocupadas: em São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Os protestos organizados pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde ocorrem em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e contra as privatizações, criticando as medidas anunciadas pelo presidente da República interino, Michel Temer, que atingem diretamente a saúde pública – caso da desvinculação de até 30% das receitas da União, por exemplo.

 

Já em Teresina, capital piauiense, desde as 5h30 da manhã desta quinta, 9, servidores do INSS e trabalhadores rurais vinculados ao MST interditaram a rua em frente ao prédio do INSS, e pretendem ocupar o local por pelo menos dois dias. A mobilização é contra a Reforma da Previdência e outras medidas do governo interino de Michel Temer que atacam os direitos dos trabalhadores.

 

4 

Servidores do INSS e membros do MST ocupam APS em ato contra a Reforma da Previdência (foto do Facebook). Clique no vídeo acima para ver matéria de jornal matinal de TV de Teresina sobre a ocupação da APS

 

Amanhã vai ser maior

Para esta sexta-feira, 10 de junho, a expectativa é que ocorram ainda mais atividades nas agências do INSS e nas coordenações estaduais do Ministério da Saúde. Essa, inclusive, foi a orientação proposta na Reunião Ampliada da Direção Executiva Nacional (DEN) da Fenasps, com participação de representantes dos sindicatos estaduais, realizada no último dia 1° de junho (CONFIRA AQUI o relatório): para que os sindicatos estaduais participem dos Atos Nacionais unificados, com estados, municípios e mesmo entidades que representam trabalhadores do setor privado.

 

Para o dia 10 são esperados grandes atos nos estados, e, em Brasília, está agendado um Dia Nacional de Luta para a próxima quinta-feira, 16 de junho, com atividades unificadas com outras categorias do funcionalismo federal, seguindo a pauta contra a Reforma da Previdência e todas as medidas que retiram direitos dos trabalhadores (PLP 257/2016 e MP 726/2016).

 

Venha para a rua: a luta continua até a vitória! 

 

*Com informações do site do Sindsprev/RJ e do portal Cidade Verde.

 

Últimas notícias

terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...
sexta-feira, 19/06/2026 Auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas é direito e deve ser garantido pelo Governo Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na Mesa Nacional de Negociação Permanente A luta pela instituição do ...