Fenasps

quinta-feira, 09/06/2016

Trabalhadores da Saúde e do INSS realizam atos no Rio e em Teresina nesta quinta, 9

1 2

Servidores da Saúde no Rio ocupam núcleo estadual do ministério desde a manhã de ontem, dia 8 (à esq.), enquanto servidores do INSS de Teresina ocupam rua em frente a APS, com apoio do MST (imagens divulgadas no Whatsapp e Facebook)

 

Servidores mobilizados da Saúde e do INSS realizam dois importantes atos nesta quinta-feira, 9 de junho, no Rio de Janeiro/RJ e em Teresina/PI, respectivamente. Na capital fluminense, os servidores federais da área da Saúde ocupam desde a manhã dessa quarta-feira, 8, a coordenação do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

 

3 

 

Além do Rio, pelo menos outras quatro coordenações do Ministério da Saúde em outros estados estão ocupadas: em São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Os protestos organizados pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde ocorrem em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e contra as privatizações, criticando as medidas anunciadas pelo presidente da República interino, Michel Temer, que atingem diretamente a saúde pública – caso da desvinculação de até 30% das receitas da União, por exemplo.

 

Já em Teresina, capital piauiense, desde as 5h30 da manhã desta quinta, 9, servidores do INSS e trabalhadores rurais vinculados ao MST interditaram a rua em frente ao prédio do INSS, e pretendem ocupar o local por pelo menos dois dias. A mobilização é contra a Reforma da Previdência e outras medidas do governo interino de Michel Temer que atacam os direitos dos trabalhadores.

 

4 

Servidores do INSS e membros do MST ocupam APS em ato contra a Reforma da Previdência (foto do Facebook). Clique no vídeo acima para ver matéria de jornal matinal de TV de Teresina sobre a ocupação da APS

 

Amanhã vai ser maior

Para esta sexta-feira, 10 de junho, a expectativa é que ocorram ainda mais atividades nas agências do INSS e nas coordenações estaduais do Ministério da Saúde. Essa, inclusive, foi a orientação proposta na Reunião Ampliada da Direção Executiva Nacional (DEN) da Fenasps, com participação de representantes dos sindicatos estaduais, realizada no último dia 1° de junho (CONFIRA AQUI o relatório): para que os sindicatos estaduais participem dos Atos Nacionais unificados, com estados, municípios e mesmo entidades que representam trabalhadores do setor privado.

 

Para o dia 10 são esperados grandes atos nos estados, e, em Brasília, está agendado um Dia Nacional de Luta para a próxima quinta-feira, 16 de junho, com atividades unificadas com outras categorias do funcionalismo federal, seguindo a pauta contra a Reforma da Previdência e todas as medidas que retiram direitos dos trabalhadores (PLP 257/2016 e MP 726/2016).

 

Venha para a rua: a luta continua até a vitória! 

 

*Com informações do site do Sindsprev/RJ e do portal Cidade Verde.

 

Últimas notícias

terça-feira, 01/10/2024 As tecnologias no serviço público e a exclusão digital das pessoas idosas Os avanços do mundo digital oferecem esperanças nas áreas da saúde e do desenvolvimento sustentável, mas também promove à exclusão, metade da população global ...
segunda-feira, 30/09/2024 CNG-FENASPS reafirma importância da mobilização nos Estados para negociação da greve O Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS se reuniu na sede da Federação, na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, quando foram deliberados ...
segunda-feira, 30/09/2024 FENASPS solicita intercessão do vice e presidente da República para atendimento das pautas da greve CONFIRA AQUI o ofício encaminhado ao presidente da República. CONFIRA AQUI o ofício encaminhado ao vice-presidente da República. É GREVE ATÉ A VITÓRIA!